[weglot_switcher]

Arábia Saudita vai reduzir exportações de petróleo em 10%

O primeiro exportador mundial de petróleo, o reino saudita, reduzirá as exportações em 800 mil barris por dia para 7,2 milhões em janeiro.
Nick Oxford / Reuters
10 Janeiro 2019, 09h18

A Arábia Saudita vai reduzir este mês as suas exportações de petróleo em 10% face a novembro para estabilizar os preços. O país reduzirá as exportações em 800 mil barris por dia para em janeiro.

O primeiro exportador mundial de petróleo, o reino saudita, reduzirá as exportações em 800 mil barris por dia para 7,2 milhões em janeiro, face aos 8 milhões de barris por dia registados em novembro, precisou Khalid al-Falih, ministro da Energia do país. Uma redução suplementar de 100 mil barris por dia está prevista para fevereiro.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiu em dezembro reduzir coletivamente a produção em 1,2 milhões de barris por dia a partir de 1 de janeiro para pôr fim ao excesso de oferta e impulsionar os preços.

Falih afirmou que a produção saudita desceu para 10,2 milhões de barris por dia, contra os 11 milhões de barris extraídos diariamente até maio passado, quando os produtores de petróleo decidiram terminar o acordo para a limitação da oferta. “Queremos seriamente encontrar um equilíbrio dos mercados”, disse, numa conferência de imprensa em Riade, manifestando preocupação com a volatilidade dos preços do petróleo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.