A tecnológica britânica Arm Holdings, detida pelo SoftBank Group, está a planear desenvolver ‘chips’ de inteligência artificial (IA), de acordo com o ‘Nikkei Asia’. Os primeiros produtos deverão ser lançados no próximo ano.
A empresa fundada em 1990 vai criar uma divisão de ‘chips’ de IA. O primeiro protótipo deverá estar concluído na primavera de 2025.
Segundo a publicação japonesa, a construção dos semicondutores será assegurada por fabricantes contratados, que deverão dar início ao fabrico em massa no outono de 2025.
Apesar de a Arm ficar responsável pelo investimento nos custos iniciais de desenvolvimento, que podem ascender a centenas de milhares de milhões de ienes, o SoftBank também a contribuir parcialmente.
De acordo com o ‘Nikkei’, assim que um sistema de produção em massa estiver estabelecido, o negócio de ‘chips’ de IA poderá ser separado e transferido para a alçada do SoftBank. O jornal apurou que o SoftBank já está em negociações com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Corp.
No final da semana passada, a empresa reportou uma subida homóloga de 47% nas receitas no último trimestre do ano, atingindo os 928 milhões de dólares, impulsionado pela força do segmento da IA.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com