A tecnológica britânica Arm Holdings, detida pelo SoftBank Group, está a planear desenvolver ‘chips’ de inteligência artificial (IA), de acordo com o ‘Nikkei Asia’. Os primeiros produtos deverão ser lançados no próximo ano.
A empresa fundada em 1990 vai criar uma divisão de ‘chips’ de IA. O primeiro protótipo deverá estar concluído na primavera de 2025.
Segundo a publicação japonesa, a construção dos semicondutores será assegurada por fabricantes contratados, que deverão dar início ao fabrico em massa no outono de 2025.
Apesar de a Arm ficar responsável pelo investimento nos custos iniciais de desenvolvimento, que podem ascender a centenas de milhares de milhões de ienes, o SoftBank também a contribuir parcialmente.
De acordo com o ‘Nikkei’, assim que um sistema de produção em massa estiver estabelecido, o negócio de ‘chips’ de IA poderá ser separado e transferido para a alçada do SoftBank. O jornal apurou que o SoftBank já está em negociações com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Corp.
No final da semana passada, a empresa reportou uma subida homóloga de 47% nas receitas no último trimestre do ano, atingindo os 928 milhões de dólares, impulsionado pela força do segmento da IA.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com