[weglot_switcher]

SoftBank recebe mais de 5 mil milhões com IPO da Arm

O grupo com sede em Tóquio alocará os lucros provenientes desta entrada em bolsa aos seus fundos de reserva, depois de ter registado perdas significativas dos últimos dois anos devido à desvalorização dos investimentos no sector da tecnologia.
19 Setembro 2023, 11h22

O grupo SoftBank informou esta terça-feira que vai receber, até ao final deste mês, 5,12 mil milhões de dólares (cerca de 4,80 mil milhões de euros) em receitas da oferta pública inicial (IPOInitial Public Offering) da Arm Holdings, a tecnológica dos semicondutores que faz parte do banco japonês.

A Arm, cujos chips alimentam a maioria dos smartphones que são feitos no mundo, estreou-se na bolsa de Nova Iorque na última quinta-feira, naquele que foi o maior IPO dos Estados Unidos em 2023 e permitiu aumentar a capitalização de mercado da empresa britânica para mais de 65 mil milhões de dólares (61 mil milhões de euros).

Segundo a agência noticiosa Efe, o SoftBank alocará os lucros provenientes deste IPO aos seus fundos de reserva, depois de ter registado perdas significativas dos últimos dois anos devido à desvalorização dos seus investimentos no sector da tecnologia e tendo em vista potenciais novos financiamentos na área da Inteligência Artificial, na qual a Arm tem apostado.

O preço de fecho de sessão no primeiro dia de negociação dos títulos da Arm foi de 63,59 dólares, o que representa um valor cerca de 25% acima do preço do IPO, de 51 dólares (perto de 47 euros por ação). Ainda assim, esta entrada em Wall Street não chegou para ultrapassar o valor alcançado pela Rivian, que, em novembro de 2021, conseguiu uma capitalização de 70 mil milhões de dólares (64,1 mil milhões de euros).

A Arm Holdings, empresa de design de software e chips semicondutores com sede em Cambridge, no Reino Unido, é o braço tecnológico do SoftBank. O IPO foi encabeçado pelos bancos internacionais Barclays, Goldman Sachs, JP Morgan Chase e Mizuho.

IPO da Arm. Tecnológicas investem para avaliar empresa de chips em até 55 mil milhões

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.