[weglot_switcher]

Armin Laschet eleito líder da CDU na Alemanha

O governador da região mais populosa da Alemanha foi eleito, à segunda volta, com mais de metade dos votos, sucedendo a Annegret Kramp-Karrenbauer e colocando-se como potencial candidato a chanceler nas eleições de 2021.
  • Christian Marquardt/EPA
16 Janeiro 2021, 11h42

O chefe do Governo da Renânia do Norte-Vestfália, Armin Laschet, é o novo líder da União Democrata-Cristã (CDU), o partido da chanceler alemã, Angela Merkel. O governador da região mais populosa da Alemanha foi eleito este sábado, em congresso, sucedendo a Annegret Kramp-Karrenbauer e posicionando-se como potencial candidato a chanceler nas eleições que deverão decorrer em setembro deste ano.

O novo líder da CDU foi eleito em congresso, com a votação de 1.001 delegados do partido. Armin Laschet venceu, numa segunda volta contra o liberal e advogado milionário Friedrich Merz (apontado como favorito na sucessão de Annegret Kramp-Karrenbauer na liderança do partido), com mais de metade dos votos (521). Friedrich Merz conseguiu 466. Na corrida estava também Norbert Röttegen, perito em política externa.

Com esta vitória, Armin Laschet coloca-se no caminho para concorrer como candidato do partido conservador a chanceler nas eleições federais de setembro. Isto porque o presidente da CDU é geralmente (embora nem sempre tenha sido) o candidato a chanceler pela CDU e pelo partido irmão bávaro, a União Social Cristã (CSU).

Armin Laschet, de 59 anos, foi jornalista e membro do Parlamento alemão do Parlamento Europeu, antes de entrar na política regional alemã na região do noroeste do país.

Alemanha: Os três homens que querem calçar os sapatos de Angela Merkel

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.