O Secretário de Estado da Economia, João Ferreira, participou hoje no primeiro encontro do ciclo de conferências STEP Open Days, de um conjunto de sessões promovido pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) que irá decorrer em todo o país, e onde estarão envolvidos também o Compete2030, a ANI e o IAPMEI.
A STEP – Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa, criada pela União Europeia, tem como objetivo impulsionar o investimento em setores críticos como Tecnologias digitais e inovação em deep tech; Tecnologias limpas e eficientes em termos de recursos; e Biotecnologias.
“Estas sessões visam dar a conhecer às empresas a plataforma que permitirá reforçar a capacidade produtiva em áreas relevantes para a competitividade de Portugal e da Europa no panorama global e elevar o perfil de sofisticação da economia portuguesa”, refere o Ministério da Economia em comunicado.
No âmbito desta plataforma “serão lançados nos próximos meses avisos específicos com dois focos principais, nomeadamente no Investimento produtivo individual e em co-promoção”.
De entre as novidades introduzidas pela plataforma STEP “destacam-se o apoio a grandes empresas, que têm sido excluídas dos quadros de incentivos, o que permitirá impulsionar projetos mobilizadores, capazes de dinamizar cadeias de valor completas e de envolver um amplo conjunto de PMEs, com efeitos multiplicadores para a economia”.
Assim como “a aplicação de taxas de apoio mais elevadas nas regiões de convergência, reforçando a atratividade dos incentivos e contribuindo para a redução das assimetrias regionais, e o foco em vetores de inovação e crescimento económico transversais a todos os setores, como o digital, a energia verde e a biotecnologia”.
Estão já marcadas sessões para os dias 20 de janeiro, na CCDR Alentejo (Évora), 21 de janeiro, na CCDR Algarve (Faro) e 22 de janeiro, na CCDR Centro (Coimbra).
O Secretário de Estado, João Ferreira, diz não ter dúvidas “que a plataforma STEP será um dos instrumentos mais importantes ao dispor da economia nacional até ao final do atual quadro comunitário de apoio, o PT2030, em 2027”.
O governante considerou ainda que esta plataforma “representa uma oportunidade ímpar para preparar o futuro da indústria nacional”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com