Ter uma casa própria é cada vez mais difícil em Portugal, em particular para as famílias mais jovens que estão no mercado de arrendamento e que por motivos financeiros não conseguem avançar para a compra de uma habitação.
Esta é uma das conclusões do estudo ‘Inquérito à Situação Financeira das Famílias de 2020’, divulgado pelo Banco de Portugal, no qual aponta que quase 65%, face a 51% no total das famílias jovens inquiridas, preferiam ter casa própria, mas assumem não ter condições financeiras para o fazer.
Entre as famílias jovens que se encontram no mercado de arrendamento, 22%, face a 7% no total, referem que se trata de uma “situação temporária e pretende comprar em breve”.
Já no caso das famílias jovens com casa própria, quase metade das famílias proprietárias com menos de 35 anos (48%) apontam que “faz sentido em termos financeiros viver numa casa própria”.
Por outro lado, a opção de “não quer mudar de casa, independentemente das questões financeiras”, tem menos importância do que no conjunto das famílias proprietárias (26%, face a 51% no total).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com