[weglot_switcher]

Associação de Projetistas e Consultores realiza primeiro congresso em novembro

Evento vai ser presidido pelo ex-ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, que nota que “poucos sectores serão tão afetados pelas mudanças na forma como se desenvolve a sua atividade como a engenharia e construção”.
7 Julho 2023, 17h40

A Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores (APPC) vai realizar o seu primeiro congresso no mês de novembro e escolheu o tema Arquitetura e Engenharia: Um sector em mudança acelerada.

A sala Almada Negreiros do Centro Cultural de Belém vai discutir três temas que têm marcado a atualidade no que diz respeito aos projetos: a construção. Os desafios e oportunidades da sustentabilidade na construção é o primeiro tema a ser discutido, seguindo-se os impactos das metodologias colaborativas BIM e da Industrialização da Construção e as mudanças que estão a acontecer na inovação nos empreendimentos públicos.

A recém-eleita presidente da Federação Europeia de Associações de Consultoria de Engenharia (EFCA), Inés Ferguson, vai ser a keynote speaker do primeiro congresso da APPC. Ferguson tem uma experiência alargada no mercado internacional e vai promover a sustentabilidade e inovação enquanto fatores de competitividade.

Além da presidente da EFCA, o evento vai ser presidido pelo ex-ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. “É com muito prazer que me associo a este primeiro congresso da APPC”. “Poucos sectores serão tão afetados pelas mudanças na forma como se desenvolve a sua atividade como a da engenharia e construção. Os equipamentos terão de ser sustentáveis e os processos serão mais digitais e colaborativos. E todas estas mudanças ocorrerão num contexto de grande atividade pública e privada. Será muito entusiasmante participar nesta discussão”, destaca Siza Vieira.

“Organizar um evento desta magnitude era o próximo passo a dar pela APPC. A evolução e a inovação resultam sempre de um primeiro passo de discussão. Claro que as metodologias colaborativas, por exemplo, serão a solução para alguns problemas, mas tudo começa com uma conversa entre intervenientes interessados e especialistas no assunto. Serão abordados temas como a escassez de mão-de-obra qualificada, a prefabricação e até mesmo a legislação, que são variáveis que têm vindo a moldar o setor no contexto nacional”, refere Jorge Nandin de Carvalho, Presidente da Direção da APPC.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.