[weglot_switcher]

Associações gestoras da água vão levar a Bruxelas uma “estratégia comum” que influencie as políticas europeias

A FENAREG, presidida por José Núncio, vai presidir à European Union of Water Management Associations no biénio 2024-2025, tendo como tema central a gestão e o armazenamento de água.
14 Setembro 2024, 11h18

As associações gestoras da água vão levar a Bruxelas uma estratégia comum que influencie as políticas europeias em torno das questões da quantidade e da gestão da água, anuncia a Federação Nacional de Regantes de Portugal – FENAREG, em comunicado envido à nossa redação.

“A EUWMA irá defender em Bruxelas uma estratégia comum que influencie as políticas europeias em torno das questões da quantidade e da gestão da água e que contribua para dar a este tema o protagonismo de agenda que todos precisamos que tenha”, lê-se no documento.

A FENAREG, presidida por José Núncio, assumiu esta semana a presidência da EUWMA – European Union of Water Management Associations, para o período de 2024-2025, tendo como tema central a Gestão e o Armazenamento de Água.

No encontro, que decorreu em Évora, José Núncio enfatizou que da água depende a segurança alimentar na Europa, bem como a competitividade, e a coesão social e territorial.

“O desafio da água, será provavelmente o maior do nosso século e passa por uma transformação profunda que já está em curso, que exige inovação contínua, conhecimento, tecnologia, mas também vontade política e financiamento que terá de ser também europeu e que não pode vir exclusivamente da PAC, que tem um outro objetivo que não podemos perder de vista: produzir alimentos em quantidade suficiente, que tenham qualidade e preços acessíveis, assegurando em todo o processo que se cumprem  as melhores práticas e os mais elevados padrões ambientais”, afirmou o agora presidente da EUWMA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.