[weglot_switcher]

AstraZeneca garante a Costa que vai cumprir calendário de entrega das vacinas

“Cada dia de atraso é um dia perdido e são vidas que se colocam em risco”, alertou o primeiro-ministro, depois de se reunir com o CEO da farmacêutica por videochamada.
2 Fevereiro 2021, 21h48

A farmacêutica AstraZeneca vai cumprir o calendário de entrega de vacinas contra a Covid-19 à União Europeia (UE) – palavra de CEO. O primeiro-ministro informou esta terça-feira que se reuniu com o diretor executivo da empresa através de videoconferência e que lhe foi dada a garantia de que os compromissos no contrato não estão postos na gaveta.

António Costa referiu que Pascal Soriot “reiterou o compromisso em reforçar a sua capacidade de produção na Europa, de modo a cumprir o calendário de entregas de vacinas para a UE”. “Cada dia de atraso é um dia perdido e são vidas que se colocam em risco”, alertou, na rede social Twitter.

No domingo, a presidente da Comissão Europeia havia revelado que AstraZeneca iria disponibilizar à UE mais nove milhões de doses adicionais da sua vacina, num total de 40 milhões de doses, o que corresponde um aumento de 30%. A empresa “iniciará as suas entregas uma semana mais cedo que o previsto” e “vai ainda reforçar a sua capacidade de produção na Europa”, assegurou Ursula Von der Leyen, também no Twitter.

O novo objetivo de 40 milhões de doses até finais de março constitui apenas metade dos fornecimentos que a farmacêutica anglo-sueca tinha inicialmente previsto e sinaliza esperança dado que a UE está atrasada no processo de garantir a vacinação dos seus 450 milhões de habitantes, em comparação com o Reino Unido e os Estados Unidos. A lentidão do processo tem sido atribuída a problemas nacionais e ainda no atraso da aprovação de vacinas em comparação com outros países, e nos escassos fornecimentos garantidos inicialmente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.