[weglot_switcher]

Ataque a servidores da Microsoft afetou 100 organizações

A maioria dos afetados estava nos Estados Unidos e na Alemanha, e entre as vítimas estavam organizações governamentais.
Microsoft
A man stands inside the Microsoft Experience Center in New York City, U.S., January 18, 2023. REUTERS/Shannon Stapleton
22 Julho 2025, 16h18

Uma ampla operação de espionagem cibernética tem como alvo a Microsoft. O software do servidor comprometeu cerca de 100 organizações até o fim de semana, noticiou a “Reuters”.

No sábado, a Microsoft emitiu um alerta sobre “ataques ativos” a servidores SharePoint, amplamente utilizados por organizações para compartilhar documentos e colaborar internamente.

Chamados de “dia zero” por aproveitarem uma fraqueza digital não revelada anteriormente, os ataques permitem que espiões penetrem em servidores vulneráveis e potencialmente abram um backdoor para garantir acesso contínuo às organizações vítimas.
Vaisha Bernard, especialista Eye Security, uma empresa de segurança cibernética sediada na Holanda, que descobriu uma campanha de hacking visando um dos seus clientes na sexta-feira, disse que uma sondagem na internet realizada com a Shadowserver Foundation revelou quase 100 vítimas no total – e isso foi antes da técnica por trás do hack ser amplamente conhecida. “Não há ambiguidade”, disse Bernard. “Quem sabe o que outros adversários fizeram desde então para instalar outras backdoors”.
A maioria dos afetados estava nos Estados Unidos e na Alemanha, e entre as vítimas estavam organizações governamentais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.