[weglot_switcher]

“Formbook” é o novo líder mundial dos vírus informáticos

Em Portugal, este ataque de ‘malware’ também foi o número um: foi encontrado 7% das organizações nacionais, de acordo com os dados recolhidos pela empresa de cibersegurança Check Point. O segundo lugar é do XMRig (software de mineração CPU em open-source) e o terceiro é ocupado pelo Agent Tesla.
  • Blake Connally/Unsplash
12 Setembro 2021, 12h58

Três meses depois, há uma mudança no topo dos ataques de malware mais detetados em todo o mundo. O novo “campeão” das falhas de segurança é o Formbook, que acaba com a liderança do Trickbot.

«Identificado em 2016, o Formbook é um infostealer que recolhe credenciais de vários browsers, capturas de ecrã, monitoriza e regista teclas, podendo também fazer download e executar ficheiros de acordo com comandos C&C», explica a empresa de segurança Check Point.

Em Portugal, o Formbook também foi o número um nos ataques de malware: foi detetado em 7% das organizações nacionais. No país, o segundo lugar é do XMRig (software de mineração CPU em open-source) e o terceiro é ocupado pelo Agent Tesla.

Segundo a Check Point, o Formbook foi distribuído em «campanhas relacionadas com a COVID-19, bem como e-mails de phishing» e teve ainda uma nova variante: a XLoader, para macOS.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.