A aplicação Facebook Messenger, que conta com mais de mil milhões de utilizadores ativos por mês, vai deixar de funcionar no fim do mês em alguns telemóveis.
A segunda aplicação de mensagens mais popular (o WhatsApp ainda lidera com 1,2 milhões de utilizadores ativos mensais) deixará assim de funcionar em aparelhos com versões antigas de Android e que não tenham feito actualizações das apps do Facebook e Messenger nos últimos anos. O mesmo vai acontecer aos proprietários do iPhone ou iPad que não atualizaram o aplicativo do Facebook desde 2011 ou o Messenger desde 2014, e, finalmente, também aqueles que têm um Windows Phone 8 e 8.1.
A justificação dada ontem pelos criadores numa publicação online prende-se com as melhorias feitas na aplicação, que não permitem que telemóveis com versões limitadas a suportem. Os novos recursos da aplicação, como as chamadas e vídeo chamadas, implicam actualizações de software que certos aparelhos não têm capacidade para aguentar, além disso, o Facebook pretende continuar a desenvolver funcionalidades.
O Facebook recusou-se a detalhar em que telefones específicos a aplicação pode ser actualizada e em quais o sistema não permite mais actualizações, no entanto, alerta que a versão web do Facebook vai manter o chat disponível para todos os utilizadores.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com