[weglot_switcher]

Atenção, pais: Colocações do pré-escolar e primeiro ciclo saem na segunda-feira

Os encarregados de educação dos alunos da educação pré-escolar e do primeiro ciclo poderão consultar as colocações no início da próxima semana.
19 Julho 2019, 16h28

As colocações dos alunos na educação pré-escolar e no ensino básico vão ser publicadas na segunda-feira, 22 de julho.

Apesar de 21 de julho ser o dia estipulado para as colocações, o facto deste dia ser domingo atirou a publicação da lista para o dia seguinte, conforme explicou o ministério da Educação ao Jornal Económico.

A consulta das colocações deverá ser feita através do Portal das Matrículas, mas as escolas também têm de afixar as listas, conforme estipulado na lei, esclarece a tutela.

Em 2018, estavam inscritos um total de 127,5 mil alunos na educação pré-escolar. Já o primeiro ciclo contava com 349 mil alunos, segundo dados do ministério da Educação, compilados pela Pordata.

E se o aluno não obtiver colocação nas escolas selecionadas pelo encarregado de educação?

“Caso o/a aluno/a não venha a obter vaga em nenhum estabelecimento de educação e de ensino de acordo com as preferências manifestadas, após a aplicação das prioridades referidas no Despacho Normativo nº 6/2018, de 12 de abril, o pedido de
matrícula ou a renovação de matrícula fica a aguardar decisão no estabelecimento de educação e de ensino indicado como última escolha, remetendo este o referido pedido aos serviços competentes do Ministério da Educação, de forma a se encontrar a solução mais adequada”, explica a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.