Miguel Athayde Marques saiu da Comissão de Acompanhamento do Novo Banco porque a mulher, Manuela Athayde Marques, ex-secretária geral da Associação Portuguesa de Bancos, foi eleita administradora não-executiva do Santander Totta, soube o Jornal Económico junto de fonte próxima do processo, depois da notícia avançada pelo ECO.
Esta eleição de Manuela Athayde Marques criou uma incompatibilidade para o membro da Comissão de Acompanhamento dos ativos problemáticos do Fundo de Resolução (FdR).
Esta renuncia acontece numa altura em que o Novo Banco, liderado por António Ramalho, anunciou que ia pedir 1.149 milhões de euros ao FdR ao abrigo do acordo de capitalização contingente, elevando para 1,9 mil milhões o capital que já foi injetado no Novo banco.
Nas condições acordadas para a venda do Novo Banco à norte-americana Lone Star, ficou o prevista a existência de um mecanismo de capital contingente a cargo do FdR para compensar o banco resolvido até ao limite de 3,89 mil milhões por perdas que viessem a ser reconhecidas por ativos tóxicos herdados do Banco Espírito Santo (crédito malparado e imobiliário).
O FdR tem um comité competente pela gestão dos ativos do Novo Banco garantidos ao abrigo do Mecanismo de Capital Contingente (CCA).
A Comissão de Acompanhamento que gere os ativos problemáticos do Novo Banco que estão sob o CCA foi eleita no final de 2017 e é composta por José Rodrigues Jesus, um revisor oficial de contas, José Bracinha Vieira, jurista, e Miguel Athayde Marques, que agora renunciou.
Com a saída de Miguel Athayde Marques, terá de ser nomeado um novo membro para a Comissão de Acompanhamento do FdR.
O Banco de Portugal confirmou entretanto também que “Miguel Athayde Marques apresentou pedido de renúncia, a 28 de fevereiro, na sequência da recente nomeação de um elemento do seu agregado familiar para integrar o órgão de administração de um banco concorrente, e com vista a evitar qualquer situação de incompatibilidade que daí pudesse advir”. A entidade que é ainda a Autoridade de Resolução em Portugal referiu ao Jornal Económico que “não foi ainda escolhido o substituto de Miguel Athayde Marques”.
(atualiza com resposta oficial do Banco de Portugal)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com