Atividade da Autoeuropa é “da maior importância para o país”, defende António Costa

Para o primeiro-ministro é relevante assegurar a produção do novo veículo, sendo necessário garantir a estabilidade na empresa pertencente ao grupo Volkswagen.

Reuters
Ler mais

António Costa frisou, esta quinta-feira, à margem da visita à Feira Agrícola do Norte, AgroSemana, no espaço Agros, na Póvoa de Varzim, que “é inequívoco que é da maior importância para o país” a atividade da Autoeuropa que, para si, tem demonstrado ser “um excelente exemplo de diálogo social”, relata a Lusa. O primeiro-ministro referiu, ainda, a relevância de assegurar a produção do novo veículo substituto do modelo a ser descontinuado, o Sharan.

De acordo com a agência de notícias, os funcionários da empresa pertencente ao grupo Volkswagen retornaram ao trabalho esta quinta-feira, após a greve histórica ocorrida ontem em forma de protesto pela obrigatoriedade de trabalharem ao sábado. Em quase 27 anos de atividade, esta foi a primeira paralisação realizada por razões laborais.

Os sindicatos mais representativos na Autoeuropa fizeram hoje um “balanço positivo” da paralisação, seguros, juntamente com a administração, de que ainda é possível realizar um acordo onde serão implementados novos horários de laboração contínua, especificamente referentes ao trabalho aos sábados.

O novo modelo de horários, que entraria em vigor em novembro, consistia em que cada funcionário, além de ter turnos rotativos entre a manhã e a tarde ao longo de mês e meio, faria, ainda, turnos de madrugada durante três semanas seguidas, com direito a uma folga rotativa durante a semana e uma fixa ao domingo.

No entanto, os sindicatos recusaram-se a pronunciar-se sobre a adesão à greve desta quarta-feira, que levou a que a atual Comissão de Trabalhadores se demitisse após os funcionários recusarem o pré-acordo negociado com a empresa.

Desta forma, a administração da empresa assegurou que iria ouvir os sindicatos na próxima quinta-feira, dia 7 de setembro, conclui a Lusa.

Relacionadas

“PREC na Autoeuropa?”, pergunta Fórum para a Competitividade

A instituição liderada por Pedro Ferraz da Costa comentou a greve desta quarta-feira, que diz ter por finalidade reforçar a posição da CGTP.

Autoeuropa: Sindicato exige retirada de proposta de horários para “iniciar nova negociação”

A administração aceitou reunir-se com o sindicato SITE sul a 7 de setembro. Sindicalistas aguardam nova proposta de horários para desbloquear situação que se vive na fábrica da Volkswagen em Palmela, mas sem sábados.
Recomendadas

Hong Kong inaugura nova linha ferroviária de alta velocidade para o interior da China

Hong Kong inaugurou este sábado uma nova linha ferroviária de alta velocidade para o interior da China, que irá reduzir consideravelmente o tempo de viagem entre os dois territórios, sendo que parte da estação fica sob jurisdição chinesa.

Taxistas reagem com irritação a reunião com o PSD

O presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos, afirmou aos presentes na Praça dos Restauradores, em Lisboa, que “foi irritante” a forma como foram recebidos pelo PSD na Assembleia da República.

Armador PCI implementa nova rota comercial em Cabo Verde

A PCI operará um navio com capacidade de transporte de 887 Teus nominais, com uma frequência de 14 dias, realizando ligações entre Algeciras e Tanger Med com destino a Cabo Verde, em 4 dias.
Comentários