A atividade económica em Portugal diminuiu na semana terminada a 10 de outubro, segundo os dados revelados pelo Banco de Portugal esta quinta-feira, que mostram um abrandamento do indicador correspondente em relação ao registado na semana anterior.
Tanto os valores para o indicador diário de atividade económica (DEI), como a média móvel semanal registaram diminuições na semana em análise, com o valor diário a chegar mesmo a números negativos no dia 10 de outubro, ou seja, o último domingo.
Ainda assim, a média para a semana encontra-se em 1,5, ou seja, em valores positivos, o que é coerente com uma expansão da atividade económica em relação ao ano anterior. Comparando com a situação pré-pandemia, o cenário é diferente, com o indicador a mostrar níveis abaixo da taxa bienal para este período, o que significa ainda uma economia a operar a um nível abaixo do registado em outubro de 2019.
Este indicador ganhou uma importância acrescida no contexto de pandemia e de rápidas e substanciais alterações à atividade diária, fruto das restrições e medidas de contenção Covid-19.
O DEI compila “diversas dimensões correlacionadas com a atividade económica em Portugal, sumariando a informação das seguintes variáveis diárias: tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes”, explica o Banco de Portugal.
Adicionalmente, e de forma a contornar os efeitos base decorrentes da comparação com períodos de atividade anormalmente baixa decorrentes dos confinamentos que o país viveu, o banco central estabelece uma comparação a uma taxa bienal que inclui o cenário pré-pandémico.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com