[weglot_switcher]

Ator Steve Buscemi desenvolveu stress pós-traumático após resgate de vítimas

“Só fiquei cinco dias, mas quando deixei de ir e tentei retomar a minha vida foi muito, muito difícil. Fiquei deprimido. Fiquei ansioso. Não conseguia tomar decisões simples. Ainda lido com isso. Há momentos em que falo sobre o 11 de setembro e vejo-me lá outra vez. Perco o fôlego e penso ‘ainda está presente'”.
  • Steve Buscemi à esquerda, em cima do camião
11 Setembro 2021, 17h28

O ator Steve Buscemi revelou ter desenvolvido stress pós-traumático depois de ter assumido funções de voluntários no resgate de vítimas dos atentados terroristas às Torres Gémeas.

Steve Buscemi foi bombeiro entre 1980 e 1984 e na altura dos ataques terroristas ofereceu-se para ajudar os ex-colegas a procurar vítimas e a resgatar cidadãos presos nos escombros. O ator nega qualquer enaltecimento por ter ajudado colegas, tendo afirmado diversas vezes que apenas fez o seu serviço, é ainda membro ativo do Fundo de Compensação às Vítimas.

O ator admitiu, em entrevista ao podcast de Marc Maron, que intercalou cinco turnos de 12 horas a trabalhar, ao lado dos seus colegas da 55ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Nova Iorque, nos escombros dos dois edifícios que ruíram minutos depois de terem sido alvos de ataques de Al-Qaeda.

“Estava sempre a ligar para o quartel e claro que ninguém me atendia. Era óbvio que eles estavam lá [no local dos ataques]”, disse Steve Buscemi no podcast ao relembrar o momento em que viu os prédios do World Trade Center a arder. “Descobri que cinco deles estavam desaparecidos. Um deles era um grande amigo meu, com quem trabalhei”.

Steve Buscemi à esquerda

Foi ao ver que colegas da corporação estavam desaparecidos que Buscemi tomou a decisão de se deslocar até ao World Trade Center como voluntário de resgate às vítimas e procura por sobreviventes.

“Andei várias horas e depois encontrei a minha antiga Companhia a trabalhar lá. Perguntei se me podia juntar a eles. Percebi que eles estavam um pouco receosos no início, mas trabalhei com eles nesse mesmo dia e nos quatro dias seguintes”.

Além do resgate de vítima e procura por sobreviventes, o ator assumiu que também teve de transportar corpos de vítimas. Apesar de admitir não sofrer de qualquer problema de saúde – fazendo exames com alguma regularidade -, confirma sofrer de stress pós-traumático.

“Só fiquei cinco dias, mas quando deixei de ir e tentei retomar a minha vida foi muito, muito difícil. Fiquei deprimido. Fiquei ansioso. Não conseguia tomar decisões simples. Ainda lido com isso. Há momentos em que falo sobre o 11 de setembro e vejo-me lá outra vez. Perco o fôlego e penso ‘ainda está presente'”.

Na altura da queda das Torres Gémeas, Buscemi já era conhecido do grande público por ter aparecido em “Reservoir Dogs”, “Fargo” e “The Big Lebowski”.

A história de Steve Buscemi ficou conhecida depois da página de Facebook Fire Brotherhood partilhar uma fotografia do ator e enaltecer o seu ato. “Conhecem este homem? Sabem o seu nome?”, começa a publicação ainda disponível na página.

“Muitas pessoas sabem que é um ator, e que o seu nome é Steve Buscemi. O que poucas pessoas sabem é que foi um dos bravos de Nova Iorque”. “Buscemi serviu como uma das corporações mais movimentadas dos bombeiros, a Engine 55 em Little Italy de Manhattan. Mais tarde deixou o serviço para se tornar um ator, escritor e diretor de sucesso”.

“Depois do 11 de setembro de 2001… o irmão Buscemi voltou à 55ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Nova Iorque. A 12 de setembro de 2001, e por vários dias, o irmão Steve trabalhou turnos de 12 horas ao lado de outros bombeiros a vasculhar os escombros do World Trade Center à procura de sobreviventes”.

Apenas com duas fotografias do conhecimento, uma delas com máscara por causa dos fumos tóxicos, a corporação admite que estas fotografias são raras – e que não existem entrevistas – porque o ator as recusou. “Ele não estava lá pela publicidade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.