No décimo quarto episódio do podcast ‘Puxar pela Cabeça’, Maria da Glória Ribeiro conversa com Adriana Cardoso sobre a importância de atrair as pessoas certas para a política. Adriana Cardoso é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Atualmente, é gestora de processos de comparticipação e avaliação de tecnologias de saúde no INFARMED, co-criadora da Lei da Paridade, um programa de comentário político, comentadora política no Expresso e cronista residente na Comunidade Cultura e Arte. Sem filiação partidária, é ainda co-fundadora da Próxima Geração, a primeira academia política apartidária em Portugal.
Neste episódio, destaca-se a falta de formação política fora dos partidos, a necessidade de envolver as comunidades no processo político e a importância da renovação dos quadros políticos. Aprofunda-se a questão da invasão do direito à privacidade e da remuneração dos políticos enquanto fatores que afastam potenciais candidatos qualificados. Desmistifica-se a ideia de que os salários dos políticos levam ao enriquecimento, defendendo-se a política enquanto serviço público. Além disso, aborda-se o papel do jornalismo ético e a necessidade de atrair pessoas da sociedade civil para desenvolver políticas públicas impactantes.
Não perca esta conversa esclarecedora sobre a importância de uma participação política inclusiva e consciente, essencial para moldar um futuro mais justo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com