Ao problema dos licenciamentos junta-se a construção nova limitada pelos custos elevados. Cenário deverá manter-se nos próximos trimestres, caso não se verifique um aumento significativo de imóveis no mercado. No segundo trimestre o stock do parque habitacional desceu 18,1% face ao período homólogo na capital.
Na semana passada oito países, com o suporte da Comissão Europeia, (França, Espanha, Barbados, Quénia, Benin, Serra Leoa, Somália, Antígua e Barbuda), alcançaram um acordo, no âmbito da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), que se realizou em Sevilha (Espanha), que prevê um imposto sobre os jatos privados e os bilhetes de primeira classe.
Luís Montenegro admitiu este domingo, pela primeira vez, que o atual governador “reúne todos os requisitos”, deixando no ar a possibilidade de o manter no cargo de governador do Banco de Portugal. Decisão será anunciada na próxima quinta-feira, revelou ainda o primeiro-ministro. Mário Centeno terminou o mandato este sábado, 19 de julho.
A estrela da companhia lusa é o drone AR3 que opera recorrendo a Inteligência Artificial e já conta com mais de 10 mil horas de voo de combate na Ucrânia, tendo “contribuído para a destruição” de ativos militares russos no valor de 3,5 mil milhões de euros.
Da administração com luz verde do BCE emerge a Comissão Executiva que passa a ser composta por João Tudela Martins; Madalena Talone; Ana Maria de Sousa Carvalho; António Valente; Bárbara Costa Pinto; e Luís Pereira Coutinho. De saída estão José João Guilherme (por reforma), Nuno Carvalho Martins, Maria Martins Ferreira e Paula Geada.
Na abertura do 7. º Colóquio Lusomorango Faceco 2025, esta sexta-feira, em São Teotónio, Loic de Oliveira, presidente da maior organização de produtores de pequenos frutos, alertou para a necessidade de combater a burocracia. Presidente da CCRD defendeu que a Agricultura é política pública central e o presidente da Câmara de Odemira salientou o ativo que é ter paz social.
O antigo ministro argumentou no colóquio da Lusomorango (que decorre em Odemira e no qual o JE é parceiro), que o mundo vive um momento “de transição” e “de substituição de um modelo de alianças por um de potências” em que a Europa não sai beneficiada. O foco interno deve ser na produtividade e competitividade através da inovação, defende.
Especialista defende que um acionista forte é a única forma de o Governo não interferir, impedindo-se “abusos de poder”. E também pode evitar problemas em Bruxelas.
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) comemora 50 anos com uma imagem renovada assente no desejo de querer fazer parte ativa das soluções do Serviço Nacional de Saúde, fazendo valer o seu bem mais precioso: a proximidade à comunidade nas várias etapas da vida. Foi este o mote para esta entrevista a Ema Paulino, presidente da ANF.
Ruben Eiras alerta que para inverter essa falta de escala e investimento é necessário erradicar a disfuncionalidade burocrática e os limbos regulatórios na área do mar para que a economia azul ganhe escala em Portugal. “Podem contar com o Fórum Oceano como um incansável agente ativo defensor e promotor do investimento da economia azul”, refere.
Por cá, foi a Corticeira Amorim que liderou as perdas, com uma queda de 2,57% para 7,57 euros, seguida da Navigator, que caiu 1,71% para 3,216 euros. A família EDP também fechou a semana do lado das perdas, com a EDP Renováveis a derrapar 0,69% para 10,01 euros e a EDP a descer 1,21% para 3,754 euros.
O Banco Central Europeu faz a sua reunião de política monetária, onde não são esperadas mexidas nas taxas de juro. Em Portugal a semana ficará marcada pela apresentação de resultados trimestrais de empresas como a Galp, Altri, NOS e REN, mas também pela assinatura do protocolo para o estudo do corredor ferroviário Porto-Zamora via Bragança e várias audições parlamentares antes da Assembleia da República suspender os trabalhos para férias.