[weglot_switcher]

Audiências: RTP e SIC chegam ao final de agosto com “uma das piores semanas do ano”

Entre os canais em sinal aberto a TVI manteve liderança, registanto um share de 19,2%, embora a grande conclusão de um estudo de audimetria é que”os canais de cabo e o streaming estão em alta, tendo obtido em conjunto 54,2% de share”, de acordo com o NE Report TV da agência Nova Expressão.
28 Agosto 2018, 11h51

Os canais de televisão em sinal aberto RTP1 e a SIC tiveram “uma das piores [semanas] do ano” em share de audiência entre os dias 20 e 26 de agosto, de acordo com o NE Report TV da agência de meios e publicidade Nova Expressão, divulgado esta terça-feira.

O principal canal público e a estação de Carnaxide registaram um share de 10% e 15%, respetivamente, enquanto a TVI obteve “o melhor resultado dos canais generalistas, com 19,2% de share“, lê-se no relatório da Nova Expressão.

No que respeita ao tempo médio que cada telespetador dispendeu a ver televisão (ATS, do inglês average time spent), a RTP – incluindo a RTP2 – não totalizou mais de duas horas de ATS, enquanto a SIC perfez 1h47. A TVI, a estação com maior audiência entre os canais em sinal aberto (FTA, do inglês free-to-air), registou 2h06 de ATS, na última semana.

No que respeita a agosto, a semana de dia 20 a dia 26 foi a pior do mês (ver imagem abaixo). Em comparação com a semana anterior, de 13 a 19 de agosto, a SIC diminuiu o share de 15,7% para 15% (-0,7 pontos percentuais) e a RTP1 de 10,5% para 10% (-0,5 pontos percentuais).

Fonte: Nova Expressão – Planeamento de Media e Publicidade

 

A grande conclusão deste relatório da agência Nova Expressão é de que “os canais de cabo e o streaming estão em alta, tendo obtido em conjunto 54,2% de share” – 41,8% de share corresponde a Pay TV, vulgo televisão por cabo, e 12,4% a outras formas de assistir a conteúdos de televisivos.

Estes dados foram retirados de uma audiência de 7.743.800 individuos que representam 79,9% do universo que viu tv, entre os dias 20 e 26 de agosto, o que corresponde a um tempo total médio a assistir televisão de 5 horas, 40 minutos e 21 segundos. O universo total é de 9.684.280 telespectadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.