A guerra tarifária lançada por Donald Trump contra os seus parceiros comerciais gerou pânico no mundo económico. A onda de tarifas e as retaliações ameaçam aumentar o custo das importações em todo o mundo. Especialistas já começaram a calcular quanto esse custo adicional representará, sendo que os do UBS acreditam que iPhones, tablets, smartwatches e outros produtos de tecnologia ficarão até 25% mais caros, segundo o “Cinco Dias”.
“O provável aumento de preço devido a tarifas representaria entre 5% e 25% do que o consumidor final pagará, de acordo com as nossas estimativas, por produtos-chave como iPhones, smartwatches e, especialmente, servidores de inteligência artificial. Este é um impacto razoável e consistente”, observa o UBS num relatório.
No entanto, os próprios analistas alertam que há uma incerteza considerável sobre como os custos aumentados serão administrados pelos fornecedores, até que ponto esses custos podem ser repassados aos clientes finais e a duração das tarifas, dada a complexidade adicional envolvida nas medidas retaliatórias ainda a serem anunciadas. Além disso, há a contabilizar o impacto em quaisquer negociações bilaterais que possam diminuir o efeito dos impostos.
Os especialistas do UBS também analisaram como a guerra comercial afetará os lucros das empresas e apontam que, num cenário em que as tarifas permanecerão em vigor por um longo período, os preços das ações de tecnologia provavelmente permanecerão mais baixos.
De qualquer forma, sublinham que é preciso analisar com cuidado as orientações que as próprias empresas podem fornecer em algumas semanas durante a apresentação dos relatórios de resultados trimestrais, que normalmente incluem potenciais impactos. Os especialistas do UBS também pedem calma aos investidores, lembrando que durante o primeiro mandato de Trump, quando as primeiras tarifas foram anunciadas, as ações de tecnologia caíram cerca de 24% após o golpe inicial, mas depois recuperaram em 30% nos doze meses seguintes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com