[weglot_switcher]

Austrália limita entrada de estudantes internacionais

Algumas universidades australianas não concordam com a decisão do governo, considerando a medida como “vandalismo económico”.
27 Agosto 2024, 10h10

A Austrália vai colocar um limite para o número de novos estudantes internacionais que entra no país. Em 2025 esse número ficará limitado a 270 mil, salientou a “BBC“. Cada estabelecimento de ensino superior terá uma restrição individual, referiu o executivo australiano. O país recebe cerca de 717.500 estudantes internacionais a cada ano.

O canal britânico referiu que o sector do ensino superior reagiu mal às mudanças decretadas pelo executivo, com algumas universidades a qualificarem a decisão do Governo australiano como “vandalismo económico”.

O ministro da Educação, Jason Clare, citado pela BBC, disse que o número de estudantes internacionais nas unidades é 10% superior ao valor pré-pandemia Covid-19, enquanto que na área do ensino profissional e de formação a subida foi de 50%. O governante referiu que estas medidas visam tornar o sistema “melhor e mais justo” e criar uma “base mais sustentável no futuro”, acrescentando que têm existido comportamentos “anti-éticos” como, por exemplo, instituições que “oferecem um baixo padrão de educação ou formação” ou que “matriculam pessoas que pretendem trabalhar em vez de estudar”.

O governante disse que as matrículas nas universidade públicas vão ser reduzidas para 145 mil em 2025, enquanto as instituições de ensino e formação profissional veem as matrículas descer para 95 mil e as universidades privadas ficam limitadas a 30 mil estudantes internacionais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.