O banco central da Austrália (RBA) manteve a principal taxa de juros inalterada, em 4,1%, no início desta manhã, segundo o “El Economista”.
A decisão da Austrália acontece num momento em que o conselho administrativo avalia o impacto do ciclo de aperto de um ano na economia e na inflação, deixando a porta aberta para futuras subidas nas taxas.
A medida vai dar mais tempo ao Conselho para refletir sobre o estado da economia, bem como as perspetivas e os riscos associados. “Um maior aperto na política monetária pode ser necessário para garantir que a inflação volte à meta dentro de um prazo razoável, mas isso vai depender de como a economia e a inflação evoluem”, referiu o governador do RBA, Philip Lowe.
“A pausa deste mês surpreende-nos um pouco, dados os riscos para a inflação sinalizados pelo banco no mês passado”, destacou Philip Lowe.
Por sua vez, Sean Langcake, analista da Oxford Economics, apontou que “há sinais de que as expectativas de inflação estão a subir ligeiramente”. “Tudo isso aponta para uma política mais restritiva nos próximos meses”, explicou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com