[weglot_switcher]

Autárquicas. Imprensa internacional fala em “tropeção socialista” e “jarro de água fria em Lisboa”

Carlos Moedas contrariou as sondagens e derrotou Fernando Medina pela liderança da câmara municipal de Lisboa.
LUSA
27 Setembro 2021, 10h34

A vitória de Carlos Moedas para a Câmara Municipal de Lisboa frente a Fernando Medina nas eleições autárquicas portuguesas do último domingo, 26 de setembro, é a principal nota de destaque dada pela imprensa internacional.

O espanhol “El Mundo” fala numa mudança do “signo político” na capital que era dominada pelo Partido Socialista (PS) desde 2007. O antigo comissário europeu conseguiu a melhor vitória para o Partido Social Democrata (PSD) em Lisboa, desde 2009.

O diário espanhol refere que o triunfo dos sociais democratas caiu como “um jarro de água fria” e destaca ainda as palavras do líder do PS e primeiro-ministro António Costa, que ontem assumiu que “ninguém esperava esta derrota”. Carlos Moedas obteve 34,25 % dos votos em Lisboa, contra os 33,3 % de Fernando Medina.

O “El Mundo” realça ainda a vitória “sem sobressaltos” da candidatura independente de Rui Moreira à Câmara Municipal do Porto.

Por sua vez, a agência “Efe” classifica a derrota de Fernando Medina na capital, como um “tropeção socialista” que acabou por sofrer “um castigo severo” numas eleições onde as sondagens apontaram sempre para uma vitória do PS em Lisboa.

Uma narrativa utilizada também em França, com o “Le Monde” a destacar a vitória do Partido Socialista a nível nacional, mas onde a coligação de direita liderada pelo ex-comissário europeu, Carlos Moedas desafiou todas as previsões ao derrotar Fernando Medina na capital.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.