A fábrica da Autoeuropa volta a iniciar esta segunda-feira a produção de automóveis, ainda que a meio gás. A paragem de três semanas iniciou-se a 11 de setembro por falta de peças provenientes da Eslovénia, mas foi inferior ao estimado, uma vez que a empresa estimava parar durante nove semanas.
Peça do T-Roc que paralisou Autoeuropa pode parar produção em mais cinco fábricas
No entanto, este não é um regresso por inteiro, uma vez que a unidade de Palmela vai trabalhar apenas três dias por semana. Entre quintas-feiras e domingos, os cinco mil trabalhadores param e ficam em lay-off temporário.
Assim sendo, os trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa trabalham apenas entre segundas e quartas-feiras. Esta é uma melhoria na atividade, tendo em conta que a reabertura estava apenas prevista para 12 de novembro.
Autoeuropa quer avançar com plano de recuperação de produção perdida
A retoma acontece depois do grupo ter encontrado a peça em questão (e que levou ao encerramento desta e de outras fábricas da Volkswagen) em Espanha e na China.
De relembrar que, devido a esta paragem forçada, a Autoeuropa despediu 100 trabalhadores temporários (com o vínculo que se seriam chamadas quando a produção fosse retomada) e garantiu 95% do salários dos trabalhadores durante o lay-off.
Lay-off na Autoeuropa. Saiba o que vai mudar para os trabalhadores até 12 de novembro
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com