[weglot_switcher]

Automóveis ajudam exportações a subir 8,6% em novembro

O défice da balança comercial de bens caiu 329 milhões de euros em relação ao mês homólogo de 2018, para os 1.735 milhões de euros, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo INE.
  • Bobby Yip/Reuters
9 Janeiro 2020, 11h04

As exportações e as importações de bens portuguesas cresceram ambas 8,6% e 1,3% em novembro de 2019, respetivamente, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O défice da balança comercial de bens caiu 329 milhões de euros quando comparado com o mês homólogo de 2018, para os 1.735 milhões de euros.

O grande motor das vendas de Portugal foram os automóveis no penúltimo mês do ano passado. “Destacam-se os acréscimos nas exportações e importações de material de transporte (+38,6% e +28,4%, respetivamente), sobretudo nas exportações de automóveis para transporte de passageiros e nas importações de outro material de transporte (sobretudo aviões)”, segundo o organismo de estatística nacional.

Assim, no trimestre que acabou em novembro de 2019, as exportações cresceram 7,4% e as importações aumentaram 6,6%, relativamente aos mesmos três meses do ano anterior, quando haviam subido 3,4% e 5%, pela mesma ordem. “Excluindo os combustíveis e lubrificantes, em novembro de 2019 o saldo da balança comercial situou-se em -1 374 milhões de euros, correspondente a uma diminuição do défice, pela primeira vez este ano, de 137 milhões de euros face a novembro de 2018”, refere ainda o relatório do INE publicado esta manhã.

As estatísticas do comércio internacional de bens incluem as estatísticas do comércio intra-União Europeia, obtidas através da informação proveniente do Sistema Intrastat, e as estatísticas do comércio extra-União Europeia, baseadas nas declarações alfandegárias.

Notícia atualizada às 11h24

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.