Automóvel: Estocolmo experimenta os dois primeiros camiões eletrificados da Volvo Trucks

A construtora de pesados elétricos está igualmente envolvida em projetos de reciclagem de baterias, com a reutilização das mesmas para o armazenamento de energia. A empresa frisa que “ainda não foram resolvidos todos os problemas relacionados com o processamento de baterias”.

A Volvo Trucks acaba de responder ao mercado que exige camiões elétricos para serviços nos quais a ausência de ruído é relevante. É o caso dos serviços municipais de recolha de lixos e outro tipo de operações onde é relevante a ausência de emissões de CO2 e de ruído.

Jonas Odermalm, responsável pela estratégica de produtos Volvo FL e Volvo FE na Volvo Trucks diz que “fornecedores de energia e fabricantes de veículos devem cooperar para que a eletrificação em grande escala se torne realidade”. Defendeu uma “estratégia de longo prazo no planeamento urbano e a expansão da 1516infraestrutura de carregamento”, para acelerar o processo.

O veículo proposto tem uma autonomia de 300 km, sendo que o armazenamento de energia é feito com duas a seis baterias de iões de lítio, com um total de 100 a 300 kWh. O carregamento pode ser feito através da rede de abastecimento público de 22 kw, até 10 horas; ou através do carregamento rápido de uma a duas horas, sendo neste caso usada uma infraestrutura até 150 kw.

Os primeiros dois camiões do segmento Volvo FL Elétrico estão a operar em Gotemburgo, estando a ser utilizados pela empresa de recolha de resíduos Renova AB e pela empresa de transportes TGM.

A construtora de pesados elétricos está igualmente envolvida em projetos de reciclagem de baterias, com a reutilização das mesmas para o armazenamento de energia. A empresa frisa que “ainda não foram resolvidos todos os problemas relacionados com o processamento de baterias”.

Relacionadas

Suécia inaugura primeira auto-estrada eletrificada do mundo que carrega as baterias de veículos em movimento

A auto-estrada tem um trilho elétrico nas faixas mais lentas de rodagem que permitem carregar as baterias dos automóveis (ligeiros e pesados) em circulação. Veja o vídeo.

Coleção de Carroll Shelby vai a leilão. Veja as 8 maiores relíquias

A coleção pessoal de Carrol Hall Shelby, antigo piloto e fundador da icónica marca automóvel Shelby, falecido em 2012, vai a leilão, com a Bonhams a organizar a ‘praça’. Em leilão estão mais de 30 carros, incluindo modelos dos anos 1930, como um Chrysler Airflow e um Ford Model T. E as famosas criações Shelby Cobra e Shelby Mustang não poderiam faltar.
Recomendadas

China chama embaixador dos EUA após sanções impostas contra o Exército

Em causa estão a sanções impostas pelo Governo norte-americano ao Equipment Development Department (EDD), responsável pelas armas e equipamentos do exército chinês, e ao seu diretor, Li Shangfu, por ter comprado armamento à empresa Rosoboronexport, exportadora russa de armamento, que já havia sido sancionada por Washington.

Marcas ocidentais perdem terreno nas preferências dos consumidores chineses

Enquanto a Apple, IKEA, Nike ou BMW perdem popularidade, marcas chinesas como a Alipay, Huawei ou Taobao sobem no índice de preferência dos consumidores.

Preços da eletricidade e gás em Espanha e Portugal são dos mais caros da União Europeia

No segundo semestre de 2017, a Espanha foi o sexto país da União Europeia com eletricidade mais cara (Portugal foi o quinto), segundo dados compilados pelo Eurostat. No topo desta tabela destacam-se a Alemanha, a Dinamarca e a Bélgica.
Comentários