Autor
Lígia Simões
lsimoes@jornaleconomico.pt
Artigos

Venda de barragens da EDP: Movimento assegura ter provas de que negócio está sujeito a impostos (com áudio)

O Movimento da Terra de Miranda diz ter na sua posse “os elementos necessários” que provam que a venda das seis barragens da EDP aos franceses da Engie está sujeito ao Imposto do Selo, IMT e IRC. Em causa está um negócio que ascendeu a 2,2 mil milhões de euros, que foi alvo de suspeitas de “borla fiscal” denunciadas pelo PSD e BE, que devia ter-se traduzido, pelo menos, em 110 milhões de euros em impostos, a entregar às regiões abrangidas pelas barragens do Douro.

PremiumLeão, mão de ferro há 12 meses a liderar as Finanças

Na liderança das Finanças na era Covid-19, João Leão assumiu o novo desafio de fazer frente à crise económica provocada pela pandemia, mantendo o lema, na retoma, de rigor orçamental e défices baixos. OE2022 é a próxima prova de fogo do governante.

PremiumPatrões e sindicatos: resposta à crise não foi suficiente

Desde a burocracia excessiva no acesso aos apoios à insuficiência das medidas para proteger rendimentos e empresas, tanto patrões, como sindicatos apontam falhas no primeiro ano de João Leão à frente das Finanças portuguesas.

PremiumIRC mínimo global diminui desvantagem fiscal de Portugal

Fiscalistas não estimam grande impacto para economia portuguesa face à dimensão do mercado e antecipam ”poucas” consequências para as empresas.

PremiumJoão Leão: “Estamos num momento de viragem, estamos a sair do túnel”

Um ano após a sua tomada de posse, João Leão faz o balanço da sua liderança e aponta para os próximos desafios: a preparação do OE2022 virado para recuperação económica e sem austeridade.

João Weber Gameiro é o novo CFO da TAP. Manuel Beja substitui Miguel Frasquilho como ‘chairman’

Além de Frasquilho, saem também os não-executivos Bernardo Trindade, António Gomes de Menezes e Fátima Castanheira Geada. Ramiro Sequeira deixa de ser CEO interino, regressando ao cargo de COO. Mantém-se no ‘board’ Alexandra Reis como Chief Corporate Officer, enquanto a espanhola Sílvia Mosquera entra como Chief Commercial Officer.
Ver mais artigos