[weglot_switcher]

Autotestes em massa não estão a ser comunicados (com áudio)

Dos 1.739 testes realizados, 156 tiveram resultado positivo e 24 foram inconclusivos. Os dados avançados pelo “Jornal de Notícias” mostram também que 1.491 indicaram ter realizado um autoteste.
11 Junho 2021, 12h52

Até ao dia 7 de junho, as farmácias venderam mais de 500 mil testes, mas até agora apenas 1.739 pessoas reportaram a realização do autoteste à Covid-19 no portal público. Os dados, divulgados esta sexta-feira, foram fornecidos pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao “Jornal de Notícias” (JN).

Dos 1.739 testes realizados, 156 tiveram resultado positivo e 24 foram inconclusivos. Os dados mostram também que 1.491 indicaram ter realizado um autoteste.

À publicação, o SPMS clarificam ainda que “o mesmo utente pode registar-se várias vezes com o mesmo número do Serviço Nacional de Saúde, porque pode ter feito mais de um autoteste e, nestes casos, o registo é diferenciado por data/respostas”.

Desde o dia 20 de maio, o número de autotestes comunicado é bastante inferior aos dos dispositivos que foram postos à venda. Até dia 3 de maio, de acordo com dados da Associação de Distribuidores Farmacêuticos, em meados de março, foram colocados 219 mil autotestes à venda nas farmácias comunitárias. De acordo com o “Público”, a Well’s, do grupo Sonae, já vendeu 100 mil dispositivos nas suas lojas e o grupo Auchan cerca de 11 mil, informa o “JN”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.