[weglot_switcher]

Avante em tempo de pandemia: 10 coisas que vão mudar na festa do PCP

Comer só em esplanadas, medição de temperatura à entrada, dispensadores de gel ou assistentes de plateia são algumas das novidades na festa do Avante de 2020.
  • Flickr/Festa do Avante
1 Setembro 2020, 08h00

Depois de muita polémica, a Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou o seu parecer para a Festa do Avante, e o Partido Comunista Português (PCP) revelou quais as regras sanitárias em vigor para o evento.

“Este plano define as medidas e procedimentos de prevenção e segurança, em particular de mitigação do risco de contágio pela COVID-19, assegurando que todos estarão informados e sensibilizados para o cumprimento das regras aconselhadas pela organização e autoridades de saúde”, disse hoje o Partido Comunista sobre as regras em vigor para a festa que decorre entre 4 e 6 de setembro no concelho do Seixal, distrito de Setúbal.

1 – Avante com menos dois terços de lotação

A lotação do Avante vai cair de 100 mil pessoas por dia para cerca de 16.500, conforme estipulado pela DGS.

2 – Três grandes palcos

Os diversos palcos espalhados pelo recinto vão ser reduzidos para apenas três grandes palcos. “Os 10 palcos são reduzidos a três grandes palcos centrais e, como o cinema e o teatro, passam a funcionar ao ar livre”, segundo o PCP.

Para assistir aos espetáculos, só em lugares sentados e as cadeiras serão higienizadas entre espetáculos, com uma distância de dois metros entre pessoas.

3 – Novos horários

Os horários também vão ser diferentes. O PCP aponta que a festa vai abrir as portas a partir das 16 horas para “evitar aglomerações nas entradas”, apesar da festa começar, “como habitualmente”, às 19 horas.

Já o encerramento das entradas e reentradas vai ser antecipado para as 24 horas na sexta-feira e sábado, e para as 22 horas no domingo.

Os espaços de restauração têm de encerrar até à meia noite na sexta-feira e no sábado e até às 22h30 no domingo. Por sua vez, os espetáculos terminam até às 00h30.

4 – Novas regras para o álcool

Nos recintos dos espetáculos “não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas”. O partido também estabelece que é “permitido o consumo de bebidas alcoólicas, até às 20 horas, nos espaços de restauração e até ao encerramento dos espaços, durante as refeições”, tal como a DGS tinha exigido.

5 – Assistentes de plateia

A festa vai ganhar assistentes de plateia para organizar o público nos espetáculos. “Os assistentes de plateia estarão equipados com colete refletor (para melhor visibilidade), máscara cirúrgica e gel desinfetante”, segundo o PCP.

6 – Vias de circulação marcadas

O recinto da festa conta com 5,2 quilómetros de vias de circulação asfaltadas com largura entre os 6 e os 16 metros.

Estas vias vão passar a estar marcadas com “com sinalização vertical e horizontal, circuitos e sentidos a respeitar pelos visitantes, destinadas a evitar o cruzamento de pessoas”.

7 – Dispensadores de gel pelo recinto

O PCP assegura que vai colocar diversos dispensadores de álcool “em diversos pontos estratégicos do espaço, de fácil acesso aos utilizadores e a todos aqueles que vão trabalhar na organização e realização dos espetáculos”.

8 – Comer só em esplanadas

Esta edição vai ter 77 espaços de restauração e similares que ocupam uma área construída de aproximadamente 4.500 metros quadrados (m2) e as áreas de esplanada são significativamente ampliadas para uma área de 20.000 m2

As refeições vão ter de ser “consumidas exclusivamente em esplanadas, não haverá consumos ao balcão e os locais de atendimento estão devidamente sinalizados”, aponta o PCP.

9 – Transportes

O vai e vem gratuito para o visitante entre a festa e a estação ferroviária dos Foros de Amora vai ter uma lotação limitada a dois terços, com uso obrigatório de máscara.

A entrada nestes autocarros passam a ter uma equipa a organizar o seu funcionamento para “evitar aglomerações e a organizar as filas de espera”.

10 – Medição da temperatura

A temperatura será medida voluntariamente no acesso das pessoas à Festa do Avante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.