O Metro de Lisboa não está a funcionar em pleno devido à falta de reparações, segundo o partido Os Verdes. Num requerimento parlamentar, o deputado José Luís Ferreira questionou o ministério do Ambiente sobre o funcionamento do Metro de Lisboa e pediu a contratação de mais profissionais.
“O Metropolitano de Lisboa é fundamental na rede de transportes coletivos, devendo garantir
uma mobilidade de forma rápida, eficaz e confortável, aliviando a pressão automóvel, bem como
a qualidade de vida das populações”, começa por defender o deputado d’Os Verdes. “No entanto, o serviço atualmente prestado pelo Metro não responde às necessidades dos utentes”.
Segundo o partido, estão 21 composições paradas neste momento, ou seja quase 20% da frota, à espera de reparação. Além disso, o Metro de Lisboa perdeu cerca de 300 trabalhadores desde 2010, que não foram substituídos, apesar de o Governo ter anunciado, em outubro de 2016, a contratação de 30 motoristas.
“Os trabalhadores continuam a não ser contratados e não há materiais para manutenção e reparação do material circulante e dos equipamentos”, acusa João Luís Ferreira. “Perante estes factos, é da maior urgência resolver os problemas do Metropolitano de Lisboa que estão a afetar seriamente o seu normal funcionamento e que comprometem o direito à mobilidade das populações”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com