O saldo da balança comercial de Portugal com o Brasil melhorou 1,4% no ano passado, mas é negativo em 2,5 mil milhões de euros para Portugal, essencialmente devido às grandes importações de combustíveis minerais.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) consultados pela Lusa, o saldo da balança comercial tem sido sempre negativo para Portugal nos últimos cinco anos, crescendo de 874 milhões de euros, em 2020, para 2,589 mil milhões de euros no ano passado.
Assim, desde 2020, o saldo negativo das trocas comerciais entre Portugal e o Brasil quase triplicou, tendo registado um agravamento de 196,2%, muito influenciado pelas importações de combustíveis, que valem mais de 2,5 mil milhões de euros, de um total de compras ao Brasil que rondou, no ano passado, os 3,7 mil milhões de euros.
Em sentido inverso, Portugal exporta principalmente produtos vegetais, que no ano passado valeram quase 445 milhões de euros, muito acima da segunda maior exportação, as partes de aeronaves e aparelhos espaciais, que valeram 175,5 milhões de euros.
No total, a balança comercial de Portugal com o Brasil evoluiu de um saldo negativo de 874 milhões, em 2020, para 1,8 mil milhões de euros em 2021, e teve um grande agravamento em 2022, quando a diferença entre as exportações e as importações foi negativa para Portugal em 3,6 mil milhões de euros, melhorando depois para 2,6 mil milhões no ano seguinte e descendo ligeiramente para 2,5 mil milhões, no ano passado.
Olhando para as remessas dos emigrantes, o saldo entre as verbas que entram e saem de Portugal também é negativo, já que os emigrantes brasileiros em Portugal enviaram, em 2023, quase 390 milhões de euros para o Brasil, representando, de longe, a maior comunidade emissora a trabalhar em Portugal.
Pelo contrário, os portugueses a trabalhar no Brasil enviaram apenas cerca de 26 milhões de euros para Portugal em 2023, o último ano para o qual há dados totais anuais.
De janeiro a outubro de 2024, os brasileiros enviaram 304,7 milhões de euros, de um total de remessas de 613 milhões de euros, representando, portanto, quase metade do total das verbas enviadas pelos estrangeiros a trabalhar em Portugal.
Portugal e Brasil realizam na quarta-feira a 14.ª cimeira luso-brasileira, em Brasília, que conta com a presença do Presidente e do primeiro-ministro portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro, respetivamente, e do chefe de Estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com