[weglot_switcher]

Balderton, investidora da Revolut, cria fundos com 1,3 mil milhões para startups europeias

Em causa estão o ‘Early Stage Fund IX’ com cerca de 563 milhões de euros para empresas da Europa em fase inicial, e o ‘Growth Fund II’ com 623 milhões de euros para empurrar as startups em elevado crescimento a avançarem para a entrada em bolsa.
13 Agosto 2024, 09h27

Há mais uma lufada de ar fresco no financiamento para startups europeias. A sociedade de capital de risco Balderton Capital, que investiu no unicórnio Revolut, anunciou mais 1,3 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) para investimento em empresas em fase inicial e scale-ups da Europa.

Em causa estão dois fundos: Early Stage Fund IX, com 615 milhões de dólares (cerca de 563 milhões de euros), e o Growth Fund II, com 685 milhões de dólares (aproximadamente 623 milhões de euros), para empurrar as startups em elevado crescimento a avançarem para a entrada em bolsa (IPO).

A Balderton considera que o crescimento do ecossistema tecnológico na Europa tem criado “fortes retornos” para os investidores, até porque os fundos europeus de capital de risco superaram os norte-americanos num período de 10 e 15 anos, de acordo com os dados da Invest Europe e da Cambridge Associates.

“Nos últimos dois anos, a Europa estabeleceu-se como líder em Inteligência Artificial [IA], sendo Londres e Paris os principais centros de inovação. As razões para tal não são surpreendentes nem novas: instituições e engenheiros de classe mundial, uma cultura crescente de empreendedorismo, um ecossistema de financiamento desenvolvido e, cada vez mais, fundadores de terceira e quarta gerações”, justifica a firma.

Fundada em 2000, a Balderton investiu em mais de 270 tecnológicas – especializadas em IA, fintech, Software as a Service (SaaS) empresarial, saúde digital, mobilidade, jogos e comércio online – na Europa. O portefólio inclui empresas como Revolut, Dream Games, GoCardless, Contentful, Aircall, Wayve, Writer e PhotoRoom, mas entre os exists (desinvestimentos) bem-sucedidos encontram-se Darktrace, Depop, MySQL, Peakon, Recorded Future, Talend e THG.

“Acreditamos que a melhor maneira de mudar o mundo é criando um negócio – e muitos desses negócios transformadores do mundo vão ser construídos na Europa. Enquanto firma, a nossa missão é simples: ser o parceiro de mudança para os fundadores que estão a fazer nascer e crescer estas empresas tecnológicas europeias. Estes novos fundos põem-nos numa posição de o fazer”, afirmou o managing partner da Balderton, Bernard Liautaud, em comunicado online.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.