A Banca Investis e a Bain & Company lançaram uma aplicação que oferece aos clientes bancários aconselhamento de investimento em tempo real, suportado por Inteligência Artificial generativa.
As empresas falam em “aplicação pioneira no mercado”.
Fundada em 1981, a Banca Investis é um banco de investimento com sede em Turim, Itália que presta serviços em áreas como fusões e aquisições, ofertas públicas iniciais (IPO), reestruturação de dívidas, private equity, consultoria estratégica e colocações privadas.
“Entre as principais funcionalidades desta nova aplicação, a NIWA, está um chatbot alimentado por Inteligência Artificial (IA) que dá resposta, ao vivo e em tempo real, a perguntas sobre carteiras de investimento. A ferramenta aumenta a frequência dos pontos de contacto entre os clientes e o banco, facilitando uma interação contínua”, explicam as instituições.
“Em apenas sete meses, num trabalho conjunto com a Bain, conseguimos desenvolver e lançar uma plataforma pioneira no mercado, que maximiza o poder da IA generativa para beneficiar os nossos clientes,” salienta Luca Giacobbe, Chief Operation Officer da Banca Investis.
“A aplicação analisa mais de 500 informações e pesquisas diariamente, incluindo ativos financeiros, características e preferências dos clientes. Isso permitiu-nos aumentar o envolvimento através de práticas bancárias inovadoras, de forma personalizada e eficiente”, acrescenta Luca Giacobbe.
Outras funcionalidades importantes da aplicação incluem insights financeiros personalizados e manchetes de notícias do mercado.
Daniele Funaro, responsável pela área de Gestão de Riqueza e Ativos da Bain para a EMEA, refere no comunicado que “quando a Banca Investis precisou de inovar o seu modelo de serviço, a IA generativa permitiu um impulso substancial. Reunimos rapidamente as equipas integradas e multidisciplinares da Bain – complementadas pelo nosso diversificado ecossistema de parceiros externos – para colaborar com a Banca Investis, desenvolvendo, em última análise, uma experiência digital completa, que diferencia o banco dos seus concorrentes.”
Já Clara Albuquerque, partner da Bain & Company, acredita que “esta aplicação pioneira lançada em conjunto com a Banca Investis é um excelente exemplo do trabalho que a Bain tem vindo a fazer no campo da Inteligência Artificial: mais do que falar sobre IA, temos vindo a aplicá-la”.
“Temos também vindo a aprofundar os nossos conhecimentos, bem como os dos nossos clientes. Já este ano tínhamos dado um passo significativo, com o reforço da parceria com a OpenAI para a criação de um Centro de Excelência OpenAI”, acrescenta.
A prática de AI, Insights e Solutions da Bain inclui mais de 1.500 especialistas em IA, dados, análises, arquitetura e engenharia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com