A utilização de Inteligência Artificial (IA) tem evoluído no sector bancário, deixando de servir apenas para facilitar tarefas simples para ajudar a personalizar a experiência dos clientes. Uma aposta que, segundo a plataforma “Stocklytics”, pode gerar mais de 300 mil milhões de dólares em receitas para as instituições financeiras até 2030.
“O teste à IA por parte dos bancos foi bem-sucedido, sinalizando uma tendência crescente de adoção desta tecnologia em todo o sector bancário”, afirma Edith Reads, analista financeira da Stocklytics, notando que a as “melhorias na produtividade e na experiência do cliente proporcionadas pela IA aumentaram a atratividade dos bancos, contribuindo para um crescimento substancial das receitas”.
Em 2023, a IA ajudou a indústria a somar 143 mil milhões de dólares em receitas. Já até ao final deste ano, o sector deverá alcançar um número superior de receitas, com as previsões a apontarem para 164 mil milhões de dólares, à boleia da contribuição desta tecnologia.
De acordo com a plataforma, os bancos norte-americanos e na região Ásia Pacífico são os que mais vão beneficiar do aumento das receitas, com 49 mil milhões de dólares em 2024 graças à aposta na IA. Já o sector financeiro europeu deverá obter 47 mil milhões de dólares.
Já em 2027, os bancos da região Ásia Pacífico vão passar a ser o mais beneficiados, projetando-se um crescimento das receitas de 45% das receitas, face a 2024, com a ajuda da IA.
Até 2030, o sector financeiro vai gerar mais de 300 mil milhões de dólares, com esta região a contribuir com 99 mil milhões e a Europa com outros 86 mil milhões, remata.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com