Durante esta semana foram dois os bancos americanos que causaram grande stress financeiro, com a queda do Sillicon Valley Bank (SVB) e da falência do Signature Bank, o caos financiero instalou-se em torno do First Republic Bank, avança o jornal de “The Wall Street Journal”.
Depois do grande stress em torno do First Republic Bank, o governo norte americano e os grandes bancos do país, incluindo o JPMorgan, o Citigroup, o Bank of America, o Wells Fargo, o Morgan Stanley ou o PNC Financial Services Group, decidiram juntar-se e avançar com um plano para levar a uma inversão da tendência das ações.
O plano passa por uma injeção de 30 mil milhões de dólares em depósitos numa tentativa de estabilizar o banco. O JPMorgan Chase, o Bank of America e o Wells Fargo vão fazer um deposito de 5 mil milhões de euros cada um. Já o Morgan Stanley e o Goldman Sachs vão injetar 2,5 mil milhões cada um, os restantes bancos garantem um contributo de 1 mil milhão cada um.
Os executivos dos vários bancos reuniram-se nos últimos dias para formularem um plano e discutiram-no com a secretária do Tesouro, Janet Yellen e outras autoridades dos Estados Unidos.
O departamento do Tesouro, o Fed e o Federal Deposit Insurance, afirmam que este apoio é “muito bem vinda e demonstra a resiliência do sistema bancário”.
A injeção de dinheiro pode salvar de imediato os problemas imediatos que o First Republic Bank enfrenta, mas o banco terá ainda de lidar com um ambiente de negócios difíceis, num mundo com taxas de juro mais altas e onde os depositantes estão cientes das armadilhas em volta de grandes saldos que não estejam segurados.
Este plano é extraordinário para proteger todo o sistema bancário do pânico generalizado, após as falências do SVB e do Signature Bank, ter criado receios que o First Republic Bank pudesse ser o próximo.
As ações do First Republic Bank subiram 10% esta quinta-feira, revertendo as quedas noticiadas no início do dia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com