[weglot_switcher]

Bancos americanos depositam 30 mil milhões de dólares no First Republic Bank (com áudio)

A injeção de dinheiro no First Republic Bank é feita com o intuito de salvarem o banco americano. Os reguladores afirmam que esta ação demonstra “a resiliência do sistema bancário”.
16 Março 2023, 22h07

Durante esta semana foram dois os bancos americanos que causaram grande stress financeiro, com a queda do Sillicon Valley Bank (SVB) e da falência do Signature Bank, o caos financiero instalou-se em torno do First Republic Bank, avança o jornal de “The Wall Street Journal”.

Depois do grande stress em torno do First Republic Bank, o governo norte americano e os grandes bancos do país, incluindo o JPMorgan, o Citigroup, o Bank of America, o Wells Fargo, o Morgan Stanley ou o PNC Financial Services Group, decidiram juntar-se e avançar com um plano para levar a uma inversão da tendência das ações.

O plano passa por uma injeção de 30 mil milhões de dólares em depósitos numa tentativa de estabilizar o banco. O JPMorgan Chase, o Bank of America e o Wells Fargo vão fazer um deposito de 5 mil milhões de euros cada um. Já o Morgan Stanley e o Goldman Sachs vão injetar 2,5 mil milhões cada um, os restantes bancos garantem um contributo de 1 mil milhão cada um.

Os executivos dos vários bancos reuniram-se nos últimos dias para formularem um plano e discutiram-no com a secretária do Tesouro, Janet Yellen e outras autoridades dos Estados Unidos.

O departamento do Tesouro, o Fed e o Federal Deposit Insurance, afirmam que este apoio é “muito bem vinda e demonstra a resiliência do sistema bancário”.

A injeção de dinheiro pode salvar de imediato os problemas imediatos que o First Republic Bank enfrenta, mas o banco terá ainda de lidar com um ambiente de negócios difíceis, num mundo com taxas de juro mais altas e onde os depositantes estão cientes das armadilhas em volta de grandes saldos que não estejam segurados.

Este plano é extraordinário para proteger todo o sistema bancário do pânico generalizado, após as falências do SVB e do Signature Bank, ter criado receios que o First Republic Bank pudesse ser o próximo.

As ações do First Republic Bank subiram 10% esta quinta-feira, revertendo as quedas noticiadas no início do dia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.