Segundo uma nota do BCV, este fórum, que será presidido pelo governador da instituição, João Serra, se enquadra no programa de capacitação e formação em regulação e supervisão e tem a finalidade de promover o debate sobre a lei de microfinanças.
“O objectivo deste evento é dinamizar o debate em torno da recente Lei de Microfinanças, dos Decretos-leis e dos avisos e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do sector, tendo em vista o processo de transformação e profissionalização das instituições de microfinanças”, lê-se na nota.
Durante o evento, serão realizados dois painéis. No primeiro, o jurista do Departamento Jurídico do BCV, José Júlio Dias, vai apresentar o tema “Legislação e Regulamentação de Microfinanças”, enquanto o coordenador do Gabinete de Microfinanças do BCV, João Fidalgo, vai falar sobre a “Supervisão Prudencial das Instituições de Microfinanças”. Ambos serão moderados pelo Administrador do BCV, Horácio Semedo.
No segundo painel, auditora interna da Associação para a Solidariedade e Desenvolvimento da Ilha de Santiago (ASDIS), Romina Vaz vai falar sobre “O Processo de Transformação da ASDIS – Cooperativa de Crédito.”
Já o presidente da Associação Profissional das Instituições de Microfinanças de Cabo Verde (APIMF-CV), Jacinto Santos, vai apresentar o tema “Transformação da City – Habitat – Cooperativa”, com a moderação do assessor jurídico da APFIM- CV, Júlio Martins.
No segundo dia, o consultor César Garcia apresenta o “Plano de Contas adaptado às IMF”, alguns exercícios e casos práticos. A moderação estará a cargo do conselheiro técnico principal da ADA (Appui au Développement Autonome) de Luxemburgo, Aguido Cabral.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com