[weglot_switcher]

Banco de Inglaterra admite baixar taxas de juro

O Banco de Inglaterra (BdI) poderá cortar as taxas de juro mesmo no caso de o Reino Unido evitar um Brexit sem acordo.
Banco de Inglaterra Reino Unido
Alessia Pierdomenico/Reuters
28 Setembro 2019, 15h55

Num discurso realizado em Barnsley, no norte de Inglaterra, Michael Saunders, um dos membros do Monetary Policy Committee  (MPC) – o órgão do BdI que decide sobre política monetária – admitiu que será “provavelmente” apropriado executar uma política monetária mais expansionista mesmo no caso de um Brexit com acordo e em face ao arrefecimento do crescimento económico do Reino Unido, segundo o Banco de Inglaterra.

Michael Saunders disse também que a economia do Reino Unido tem arrefecido nos últimos trimestres devido à incerteza em torno do ‘divórcio’ com a União Europeia e que as projeções justificam um corte nas taxas de juro mesmo em caso de maior deterioração da atividade económica.

“Creio que é plausível que a próxima decisão sobre as taxas de juro do BdI será para baixo em vez de para cima”, disse Michael Saunders.

Na sexta-feira, a Comissão Europeia divulgou dados económicos que demonstram a perda de fòlego da economia do Reino Unido. O PMI da manufatura caiu para -23,7 pontos, mínimos de setembro de 2009.

No passado dia 19 de setembro, o MPC decidiu de forma unânime não alterar a taxa de juro diretora, que se ficou nos 0,75%. No entanto, admitiu que poderia baixar as taxas de juro devido à incerteza em torno do Brexit num contexto de arrefecimento do crescimento da economia mundial.

No comunicado da decisão, o Comité revelou que qualquer decisão sobre as taxas de juro estão dependentes da forma do Brexit. No caso de um Brexit sem acordo, “a taxa de juro provavelmente vai descer”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.