[weglot_switcher]

Banco de Inglaterra mantém taxas de juro e sobe perspetiva de crescimento em 2021 para 7,25% (com áudio)

O banco central de uma das economias mais afetadas pela Covid-19 em 2020 mostrou-se otimista quanto à performance este ano, dada a evolução do programa de vacinação que tem levado a uma situação pandémica mais controlada.
6 Maio 2021, 12h31

O Banco de Inglaterra anunciou esta quinta-feira que irá manter inalteradas as taxas de juro de referência para a economia, ainda que tenha revisto as perspetivas de crescimento para o ano em curso, à boleia de um programa de vacinação que tem permitido um maior controlo da pandemia.

A instituição reguladora do sistema financeiro britânico reviu em alta as previsões de crescimento do PIB em 2021, que coloca agora em 7,25%. Na sua análise anterior, este indicador estava projetado em 5%, depois da economia britânica ter sido fortemente atingida pela Covid-19 em 2020, levando a uma queda no produto de 10%.

A decisão de rever as projeções é justificada pela evolução favorável da pandemia no país, que tem levado a cabo um programa de vacinação expedito e substancialmente mais acelerado do que os seus congéneres continentais. O Reino Unido reportou esta quarta-feira ter administrado mais de 50 milhões de doses da vacina, sendo que quase 16 milhões de pessoas tomaram já a segunda dose, completando o plano.

Já no que toca às taxas de juro de referência, estas manter-se-ão nos 0,1%, um mínimo histórico para o país. O banco central fez ainda saber que deixou inalterado o seu programa de compra de ativos, que almeja a um volume de 895 mil milhões de libras (1,035 biliões de euros).

O Banco de Inglaterra mostra-se assim comprometido a manter o apoio à recuperação económica no país, tal como tem sucedido nos EUA e na zona euro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.