O Banco de Inglaterra (BoE) deverá subir novamente as taxas de juro na sua reunião de quinta-feira. A acontecer, será a 12ª subida consecutiva.
A inflação no Reino Unido manteve-se acima dos 10% em março, com os preços da alimentação e da energia a pesarem, com a inflação core a permanecer também inalterada.
A expetativa do BoE é que a inflação começe a descer em meados deste ano até aos 4% no final de 2023. Os mercados esperam por uma nova subida de 25 pontos base para os 4,5%, segundo a “CNBC”.
Uma nova subida pode juntar-se às já anunciadas pelo Banco Central Europeu (BCE) que na semana passada anunciou uma nova subida de 25 pontos base na sua sétima subida consecutiva. No entanto, Christine Lagarde já avisou que a inflação deverá continuar alta e que o BCE deverá manter-se ativo.
Já a Reserva Federal norte-americana anunciou nova subida de 25 pontos base também na semana passada, o 10º aumento consecutivo. No caso da Fed, os mercados acreditam que Jerome Powell e companhia estão preparados para pausar as subidas.
No caso do Reino Unido, o cenário é diferente, pois vai ser a pior economia entre as principais países desenvolvidos nos próximos dois anos e com uma inflação pior.
Os analistas do Barclays consideram que o BoE pode anunciar uma pausa depois de duas subidas em maio e junho, ambas de 25 pontos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com