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Banco de Portugal alerta para fraude telefónica com recurso à sua identidade

“Temos vindo a ser intercetados por vários utilizadores que chegam ao Banco de Portugal dando nota de que estão a ser contactados em nome do Banco de Portugal através de mensagens de texto e até por chamadas telefónicas”, afirmou o diretor de sistemas de informação do BdP, Carlos Moura, à Lusa.
19 Fevereiro 2024, 14h29

O Banco de Portugal (BdP) recebeu várias dezenas de queixas sobre uma fraude por chamada telefónica que recorre à identidade do banco central e dos seus trabalhadores para obter credenciais de acesso a contas bancárias.

“Temos vindo a ser intercetados por vários utilizadores que chegam ao Banco de Portugal dando nota de que estão a ser contactados em nome do Banco de Portugal através de mensagens de texto e até por chamadas telefónicas”, afirmou o diretor de sistemas de informação do BdP, Carlos Moura, à Lusa.

De acordo com o responsável, os queixosos têm recebido mensagens assinadas por um número que imita a identidade (‘spoofing’) do BdP e que sugere que o acesso às contas pode estar comprometido.

Os clientes afetados são, então, levados a ligar para um número de telefone que simula a linha de apoio do BdP e cujo “nível de atendimento é muito semelhante” ao do próprio banco central.

“Esse é o tema que neste momento mais nos preocupa, porque o nível de atendimento é muito semelhante ao nosso serviço de apoio aos utilizadores e, de alguma maneira, as pessoas são induzidas a este tipo de erro porque as pessoas acabam até por se apresentar como colaboradores do Banco de Portugal”, acrescentou Carlos Moura.

Depois desse contacto, é pedido às vítimas que instalem um programa que se assemelha a um antivírus no telemóvel com a premissa de verificar se há informações comprometidas e é dito para acederem às respetivas contas bancárias.

O programa indicado funciona como ‘malware’ e acaba por retirar as credenciais de acesso das contas dos utilizadores.

De acordo com Carlos Moura, o BdP já recebeu “várias centenas de telefonemas” no seu centro de atendimento e várias dezenas na rede regional, o que leva os responsáveis a acreditarem que “é um movimento que está presente na sociedade”.

As recomendações são várias e passam pela suspensão da partilha de dados pessoais, de dados de cartões bancários, ou pela não realização de transferências suspeitas ou instalação de ‘software’ suspeito no telemóvel ou no computador.

Quem receber uma chamada no seu telemóvel em que o número que liga é supostamente o do BdP deve reportar o caso às autoridades e contactar o Banco de Portugal, podendo fazê-lo através de e-mail info@bportugal.pt ou marcando o número 213 130 000.

O BdP disse estar a colaborar com as autoridades e que denunciou os casos recebidos.

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