[weglot_switcher]

Banco de Portugal divulga primeiro Relatório de Sustentabilidade

Destacam-se, pela sua relevância no contexto da crise pandémica, as ações de comunicação sobre as moratórias e sobre os serviços de pagamento eletrónicos, bem como o protocolo assinado com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para a promoção dos serviços mínimos bancários”, diz o BdP.
23 Julho 2021, 20h33

O Banco de Portugal divulgou o primeiro Relatório de Sustentabilidade relativo ao período compreendido entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.

O relatório descreve o desempenho do BdP na “promoção do desenvolvimento sustentável, com base nos temas identificados como mais importantes pelos seus stakeholders, e foi preparado de acordo com as normas internacionais de referência para o reporte de sustentabilidade, definidas pela Global Reporting Initiative”.

O banco avança com os principais desenvolvimentos, nomeadamente robusteceu regras e procedimentos em matéria de governação interna. O BdP, entre outras iniciativas, concluiu a implementação de um “pacto de não concorrência”; adotou uma política sobre ofertas; aprovou princípios de conformidade e de ética e conduta aplicáveis a todas as entidades que lhe fornecem bens ou serviços; elaborou um plano de gestão de riscos de corrupção e infrações conexas; e estabeleceu uma política e um plano de proteção de dados.

O Banco de Portugal diz também que reforçou as ações de informação e de formação financeira, estatística e económica. “Destacam-se, pela sua relevância no contexto da crise pandémica, as ações de comunicação sobre as moratórias e sobre os serviços de pagamento eletrónicos, bem como o protocolo assinado com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para a promoção dos serviços mínimos bancários”, diz o BdP.

O banco central também desenvolveu projetos de responsabilidade social e voluntariado, que reformulou e aprofundou, no contexto da pandemia, para dar resposta a novas carências educativas e alimentares. Para além de ter implementado medidas excecionais de proteção dos trabalhadores e demais interlocutores no contexto da pandemia e obteve a certificação “Global Safe Site”, atribuída pelo Bureau Veritas.

O Banco de Portugal publicou o Compromisso do Banco de Portugal para a Sustentabilidade e o Financiamento Sustentável e aderiu ao Compromisso Lisboa Capital Verde 2020, “no âmbito do qual assumiu a responsabilidade de implementar, até 2030, dez ações em áreas-chave para o combate às alterações climáticas, incluindo a celebração de um contrato de fornecimento de energia elétrica integralmente proveniente de fontes renováveis, que concretizou em 2020”.

A instituição também participou na criação do primeiro fundo de investimento em obrigações verdes do Banco de Pagamentos Internacionais e subscreveu unidades de participação desse fundo, avança o comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.