[weglot_switcher]

Banco Montepio prevê aumento salarial de 3% para 2024

Esta atualização contemplará todos os colaboradores ativos e reformados das instituições subscritoras do Acordo Coletivo do Grupo Banco Montepio.
20 Junho 2024, 10h25

O Banco Montepio, no âmbito do processo de revisão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), chegou a acordo com um dos sindicatos bancários sobre a atualização da sua tabela salarial e clausulas de expressão pecuniária, em 3%, para 2024.

Esta atualização contemplará todos os colaboradores ativos e reformados das instituições subscritoras do Acordo Coletivo do Grupo Banco Montepio.

O banco não revela mas depois o Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos e Bancários anunciou também em comunicado que na sequência da reunião negocial realizada ontem, chegou a acordo com o Banco Montepio para que ocorram aumentos de 3%, retroativos a janeiro de 2024, para as tabelas salariais, pensões de reforma e de sobrevivência, bem como das demais cláusulas com expressão pecuniária.

“Trata-se de um acordo que, considerando o valor previsível da inflação no final de 2024, irá permitir, pelo segundo ano consecutivo, recuperar uma parte do poder de compra que foi escandalosa e irresponsavelmente perdido em 2022”, refere o sindicato liderado por Paulo Gonçalves Marcos.

“Este acordo traduz um desfecho equilibrado, como sempre alavancado na forma responsável como o nosso Sindicato se posiciona no sector bancário, e que procura dar resposta aos anseios que nos vão sendo transmitidos pelos nossos sócios”, acrescenta o sindicato.

Encerrada que está esta mesa negocial, o SNQTB diz  que vai continuar a atuar “nas restantes (BCP, CCAM, entre outras) para salvaguardar os interesses de todos os bancários, ativos e reformados”.

Recorde-se que os sindicatos filiados na UGT já vieram rejeitar um acordo em torno desse aumento de 3% no Banco Montepio.

“O aumento representa um esforço significativo do Grupo, face à sua estratégia e trajetória de ajustamento e normalização, caminho que tem vindo a ser prosseguido com a participação empenhada de todos os colaboradores”, explica o banco liderado por Pedro Leitão.

(atualizada com o comunicado do SNQTB)

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.