[weglot_switcher]

Bancos centrais tremem na corda bamba das ‘yields’

Os bancos centrais preferem esperar antes de reagir à subida das ‘yields’, mas as novas projeções da Fed sobre a inflação fizeram disparar as taxas e o dólar, com o Nasdaq e o preço do petróleo a pagarem por tabela.
21 Março 2021, 19h00

As duas conferências de imprensa, separadas por seis dias e pelo Atlântico, começaram praticamente da mesma forma. A 11 de março, Christine Lagarde, questionada sobre um valor específico para o acelerar significativo da compra de ativos pelo Banco Central Europeu (BCE), reagiu com um ligeiro riso.

Esta quarta-feira, o seu homólogo na Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, também não conteve uma pequena gargalhada quando foi questionado se, com novas projeções para o crescimento e a inflação (mais altas) e o desemprego (mais baixas), não será já altura de começar a falar sobre o tapering, ou a redução gradual da compra de ativos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.