[weglot_switcher]

Bankinter está a trabalhar para aderir à garantia pública para os jovens em Portugal

Jacobo Diaz, administrador financeiro do grupo Bankinter, garante que o banco está a dar todos os passos necessários para disponibilizar as soluções adotadas em Espanha e Portugal para apoiar os mais jovens na compra de casa.
Bankinter
24 Outubro 2024, 11h44

O grupo Bankinter garante estar a trabalhar para poder disponibilizar a garantia pública que o Governo português aprovou para apoiar os jovens até aos 35 anos na compra da sua primeira casa. Uma solução que permite um financiamento a 100% do imóvel.

“Estamos a trabalhar para que tanto em Espanha como em Portugal tenhamos as soluções para os jovens na aquisição de casa”, afirmou Jacobo Diaz, administrador financeiro do grupo Bankinter, na apresentação de resultados referentes aos primeiros nove meses quando obteve lucros de 731 milhões de euros. A atividade em Portugal contribuiu com 154 milhões de euros.

A garantia pública anunciada pelo Governo liderado por Luís Montenegro permite aos jovens até aos 35 anos obterem 100% do valor de uma casa em crédito à habitação – o valor do imóvel não pode ultrapassar os 450 mil euros -, com o Estado a prestar uma garantia que pode ir até aos 15%.

Esta medida entrou em vigor no final de setembro, mas a sua implementação não foi imediata. A portaria que regulamenta as condições da garantia pública definiu um prazo máximo de 30 dias para os bancos aderirem ao protocolo e o prazo de 60 dias para a implementação dos procedimentos.

Em Espanha também há uma solução semelhante, ainda que tenha algumas diferenças. A garantia pública no país vizinho abrange não só jovens até aos 35 anos, mas também famílias com menores de idade a cargo. Além disso, o Estado pode cobrir até 20% do valor do imóvel.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.