A China é o marco zero para a guerra de preços em veículos elétricos e o campo de batalha está a mudar para veículos elétricos com estilo SUV, o maior segmento do mercado, dominado pela Tesla, segundo a “Reuters”.
O mercado de SUVs cresceu na China na última década e agora representa quase 40% de todos os carros vendidos, com 400 modelos de SUVs de todos os tipos de combustível. Quase tantos SUVs fabricados na China foram vendidos em 2022 quanto carros de qualquer tipo na Europa no ano passado (mais de 11 milhões).
O mercado, que já conta com mais de 90 modelos, está prestes a ficar ainda mais apertado com pelo menos 20 novos modelos de marcas chinesas e estrangeiras lançados em abril, apertando preços e margens domésticas e impulsionando as exportações.
Os fabricantes de veículos elétricos na China seguiram os ousados cortes de preços da Tesla, reduzindo os preços dos seus próprios SUVs elétricos, canibalizando as vendas de veículos com motor de combustão interna (ICE) à medida que a diferença de preço entre as tecnologias diminui.
“Veremos muitas exportações chinesas por causa do mercado ultracompetitivo da China. Na verdade, será uma válvula de alívio de pressão”, disse Tu Le, fundador da empresa de consultoria Sino Auto Insights, com sede em Pequim.
A popularidade dos SUVs elétricos aumentou desde que a Tesla entregou o seu Model Y produzido no país há dois anos na China, tornando-o um dos segmentos de crescimento mais rápido no maior mercado do mundo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com