O BBVA aumentou a sua oferta pelo Banco Sabadell em 10% e eliminou o custo fiscal ao reformular por inteiro como uma troca de ações. O banco basco propõe agora uma ação própria por cada 4,8376 ações do Sabadell, aproximando-se da oferta que fez ao banco na primavera passada com a intenção de negociar uma fusão (propôs 4,83 euros), informa o “El Economista” esta segunda-feira.
A proposta atual em discussão era de uma ação própria e 0,70 euros em dinheiro por cada 5,5483 ações do Banco Sabadell. O BBVA deixa claro que esta é a sua melhor e definitiva oferta e beneficiará tanto os investidores que decidirem participar agora como aqueles que já o fizeram.
“Com este aumento, colocámos nas mãos dos acionistas do Banco Sabadell uma oferta extraordinária, com uma avaliação e preço históricos, e a oportunidade de participar no enorme valor gerado pela fusão. Tudo isto se traduz num aumento significativo dos seus lucros por ação esperados no futuro, desde que participem na troca”, afirmou Carlos Torres Vila, CEO do BBVA, em comunicado.
Se todos os acionistas da Sabadell subscrevessem a OPA passariam a deter 15,3% do grupo resultante da fusão, acima dos 13,6% que teriam obtido se o BBVA não tivesse modificado a sua oferta, mas inferior aos 16,3% que foram concedidos pela proposta inicial.
Os acionistas do BBVA também podem vir a beneficiar de um aumento de 3% no lucro por ação desde o primeiro ano após a fusão e de um retorno sobre o investimento (ROIC) de cerca de 17%.
O BBVA informou a Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) que renuncia quer à possibilidade de novas melhorias na contrapartida da oferta, conforme previsto no Artigo 31.1 do Real Decreto 1066/2007, quer à possibilidade de prorrogar o prazo de aceitação, nos termos do Artigo 23.2 do Real Decreto 1066/2007.
Recorde-se que o BBVA tinha até esta terça-feira para para melhorar a sua oferta sobre o Banco Sabadell. O resultado da OPA deverá ser divulgado entre 14 e 20 de outubro.
A OPA, que foi autorizada pela CNMV, regulador espanhol, em 5 de setembro, tem como alvo 100% do capital social do Sabadell, composto por 5.023.677.732 de ações.
Segundo o BBVA, o valor da oferta passou de 12.200 milhões de euros em finais de 2024 (pouco antes de ser anunciada a OPA) para 17.400 milhões em 04 de setembro. O BBVA lançou a OPA sobre o Sabadell há mais de um ano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com