[weglot_switcher]

BCE congratula compra do Credit Suisse por parte da UBS (com áudio)

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, descreve as decisões das autoridades suíças como “instrumentais” e sublinha que as entidades europeias têm ferramentas que permitem liquidez à zona euro, caso seja necessário.
19 Março 2023, 21h19

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) mostrou satisfação pela ação das autoridades suíças que resultou na certeza de que a UBS vai avançar com uma Oferta Pública para comprar o Credit Suisse.

De acordo com um comunicado efetuado pelo BCE, Christine Lagarde entende que as “decisões” daquelas entidades foram “instrumentais” no que diz respeito a “restabelecer as condições de ordem no mercado e assegurar a estabilidade financeira”

A responsável refere que “o sector bancário da zona euro é resiliente, com fortes posições de capital e liquidez” e deixa a garantia de que as entidades europeias estão equipadas com ferramentas que permitem, se necessário, esta mesma liquidez ao sistema financeiro da zona da moeda única.

O ministro do Conselho Federal Suíço, Alain Berset, fez referências na mesma linha, deixando claro que de outra forma não seria possível “restabelecer a confiança que tem faltado nos mercados financeiros”. Alain Berset reiterou que a Oferta Pública de Aquisição era, por isso, “absolutamente necessária”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.