[weglot_switcher]

BCE corta previsão de crescimento para este ano e próximo e vê inflação em 3,2% em 2024

Já se suspeitava que as previsões seriam atualizadas em baixa no crescimento e em alta na inflação, deixando mais dúvidas sobre o futuro da política monetária na zona euro.
14 Setembro 2023, 13h20
Em atualização

O Banco Central Europeu (BCE) atualizou as suas projeções macro para este ano e os dois próximos, cortando no crescimento para 2024 ao mesmo tempo que reviu em alta a inflação, colocando o indicador acima de 3%. Esta era uma possibilidade já levantada pela ‘Reuters’ em antecipação e que agora se confirma, deixando mais questões sobre a duração do aperto monetário na zona euro.

A autoridade monetária aponta agora a um crescimento de 0,7% este ano, seguido de 1,0% em 2024 e 1,5% em 2025. Do lado dos preços, a expectativa passa por 5,6% a fechar 2023, taxa que baixa para 3,2% no ano seguinte e 2,1% em 2025.

O indicador subjacente é a boa notícia nas previsões atualizadas do BCE, ao ser revisto em ligeira baixa. O banco central antevê agora 5,1% de inflação excluindo energia e alimentos não-transformados, 2,9% em 2024 e 2,2% em 2025. Apesar do ligeiro corte, a projeção a dois anos, ou seja, para 2025 fica acima do objetivo de 2% para a zona euro.

A instituição sediada em Frankfurt explica o corte no crescimento com o ambiente de subida de taxas, cujos efeitos na economia real estão ainda por se materializar na totalidade, mas que devem restringir o consumo e investimento. Por outro lado, a conjuntura externa não ajuda, com os principais parceiros económicos europeus em dificuldades, sobretudo no Reino Unido e China, mas também nos EUA.

Além da decisão de setembro quanto aos juros, o BCE tinha marcado para esta quinta-feira a atualização de outono das projeções macro. No verão, o banco apontava a 5,4% de inflação este ano, um valor que recuaria nos anos seguintes para 3,0% e 2,2%. Já do lado do crescimento, a expectativa passava por um avanço de 0,9% este ano, 1,5% em 2024 e 1,6% em 2025.

Recorde-se que na semana anterior havia sido a vez da Comissão Europeia atualizar as suas previsões, apontando a um crescimento de 0,8% este ano, seguido de 1,3% no próximo, e uma inflação de 5,6% e 2,9% em 2023 e 2024, respetivamente.

[notícia atualizada às 13h27]

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.