[weglot_switcher]

BCP arrasta PSI para terreno negativo numa Europa que oscila entre ganhos e perdas

As ações do BCP caem -1,73% a meio da sessão para os 0,7254 euros, fruto ainda do impacto no setor da crise económica em França e risco de resgate do país. Na Europa durante a manhã os índices oscilaram entre ganhos e perdas, mas com o avançar da sessão começa a dominar o terreno negativo.
PSI mercados
28 Agosto 2025, 12h45

As ações do BCP caem -1,73% a meio da sessão para os 0,7254 euros, fruto ainda do impacto no setor da crise económica em França e risco de resgate do país.

A EDP cai -1,37% e a EDP Renováveis recua -1,16%.

Ontem a EDP fixou o preço de uma emissão de títulos europeus representativos de dívida verde no montante de 500 milhões, com vencimento em dezembro de 2031 e com um cupão de 3,125% As receitas líquidas da emissão serão utilizadas para financiar ou refinanciar o portefólio de projetos “Green” elegíveis, tal como definido no “Green Finance Framework” da EDP.

Temos ainda a Ibersol a descer -1,43% e a completar o ramalhete das quedas acima de 1%.

No verde o destaque vai para a Mota-Engil que dispara +4,29%. A Galp também está entre as subidas ao avançar +0,64%.

A casa de investimento AlphaValue manteve a recomendação de add e elevou o preço-alvo de 20,7 euros para 21,50 euros por ação. O preço-alvo médio atribuído pelos analistas é de 18,37 euros/ação (dados Bloomberg).

De resto apenas a Altri e a Semapa estão a subir, num índice de 15 títulos.

O PSI cai -0,65% para os 7.765,45 pontos.

Na Europa o Stoxx 600 cai 0,30% e o Eurotoxx 50 recua 0,19%.

O CAC 40 desce 0,036%, o DAX perde 0,25%, o FTSE 100 recua 0,41%, e o IBEX cai 0,21%. Já o italiano FTSE MIB está na linha de água.

“As bolsas europeias vão oscilando entre o verde e o vermelho ao longo da manhã. Os investidores estão a assimilar as contas da Nvidia reveladas ontem após o fecho de Wall Street”, referem os analistas da MTrader.

“Apesar da gigante tecnológica ter superado o estimado pelos analistas na generalidade das rubricas, o mercado considerou que as projeções para o trimestre corrente foram mornas, gerando uma reação negativa no after hours”, explicam os analistas do Millennium BCP.

Durante a manhã o índice de ações francês foi destaque pela positiva, impulsionado pelo disparo da Pernod Ricard em reação a contas, pelo setor Automóvel, que viu as vendas na Europa crescerem em julho, e pelas cotadas de bens de luxo, como LVMH, Kering e Hermes. No entanto o CAC já entrou em terreno negativo.

Por cá o PSI vê o BCP condicionado pelo ambiente negativo na Banca e o grupo EDP marcado pela correção nas Utilities europeias.

“Mais logo, pelas 13h30m de Lisboa, uma nova indicação do PIB dos EUA no 2.ºtrimestre pode mexer com o sentimento”, defendem os analistas.

Na agenda macroeconómica de hoje, estão o PIB EUA, os Pedidos Subsídio Desemprego nos EUA e os números do Imobiliário também nos EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.